Projeto de trem de pouso para aeronave radio controlada
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Landing gear project for a radio controled aircraft
Resumo
Apesar de diferirem em sua forma, disposição ou estrutura, os trens de pouso são necessários em todas aeronaves. Eles se tornam componentes críticos do projeto, por serem extremamente solicitados por cargas estáticas e dinâmicas durante as etapas de pouso e decolagem, e por propiciar um seguro taxiamento em solo. Este trabalho tem por objetivo o projeto de um trem de pouso para aeronave radio controlada, seguindo as normas aeronáuticas vigentes. Baseando-se em uma aeronave para a competição SAE ...
Apesar de diferirem em sua forma, disposição ou estrutura, os trens de pouso são necessários em todas aeronaves. Eles se tornam componentes críticos do projeto, por serem extremamente solicitados por cargas estáticas e dinâmicas durante as etapas de pouso e decolagem, e por propiciar um seguro taxiamento em solo. Este trabalho tem por objetivo o projeto de um trem de pouso para aeronave radio controlada, seguindo as normas aeronáuticas vigentes. Baseando-se em uma aeronave para a competição SAE Aerodesign, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o assunto, e em seguida uma metodologia de cálculo aplicada ao projeto de um trem de pouso, baseando-se na FAR 23. ...
Abstract
Despite its structural or arrangement differences, landing gears are necessary on all aircrafts. They are critical project components since they must endure extreme stress by static and dynamical loads on landing and take-off, and must allow a safe taxing while on the ground as well. The current work has as the objective the project of a landing gear for a radio controlled aircraft, following the present standards. Being based on an SAE Aerodesign aircraft, this work presents a research on the ...
Despite its structural or arrangement differences, landing gears are necessary on all aircrafts. They are critical project components since they must endure extreme stress by static and dynamical loads on landing and take-off, and must allow a safe taxing while on the ground as well. The current work has as the objective the project of a landing gear for a radio controlled aircraft, following the present standards. Being based on an SAE Aerodesign aircraft, this work presents a research on the subject, followed by a methodology applied on a landing gear design, as indicated by the FAR 23 standard. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5856)
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