Escola de educação postural : revisão sistemática dos programas desenvolvidos para escolares no Brasil
dc.contributor.author | Noll, Matias | pt_BR |
dc.contributor.author | Candotti, Cláudia Tarragô | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Adriane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-18T01:53:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/86144 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir os programas de Escola Postural desenvolvidos para escolares no Brasil. Foi utilizada uma metodologia de revisão sistemática de artigos científicos em várias bases de dados e no Banco de Teses e Dissertações da Capes. A partir das nove publicações incluídas neste estudo concluiu-se que os programas de Escola Postural contribuem para a aquisição de conhecimentos teóricos e de hábitos posturais saudáveis durante a execução das Atividades de Vida Diárias. No entanto, estudos que visem identificar se os conhecimentos e os hábitos posturais adquiridos são mantidos no transcorrer do tempo ainda são escassos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to present and discuss the Back School programs developed for students in Brazil. It was used a methodology for systematic review of scientific articles in several data bases and in the Bank of Thesis and Dissertations of the Capes. From nine publications included in this study it was concluded that Back School programs contribute to the acquisition of the theoretical knowledge and postural habits healthy during the execution of activities of daily living. However, studies aimed to identify whether the knowledge and the postural habits acquired are kept in the course of time are still scarce. | en |
dc.description.abstract | Este estudio tiene como objetivo presentar y discutir los programas de Escuela Postural desarrollados para los estudiantes de lo Brasil. Se utilizó una metodología sistemática de artículos científicos en bases de datos y Banco Tesis e Disertaciones Capes. A partir de las nueve publicaciones incluidas en este estudio se deduce que los programas de Escuela Postural son eficaces para mejorar los conocimientos teóricos y para mejorar el desempeño de las actividades de la vida diaria. Sin embargo, los estudios encaminados a identificar los conocimientos y hábitos posturales adquiridos se conservan en el transcurso del tiempo escasos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimento. Porto Alegre, RS. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2012), p. 265-291. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Posture | en |
dc.subject | Postura | pt_BR |
dc.subject | Spine | en |
dc.subject | Coluna vertebral | pt_BR |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Brazil | en |
dc.subject | Columna vertebral | es |
dc.subject | Educación en salud | es |
dc.subject | Estudiantes | es |
dc.subject | Brasil | es |
dc.title | Escola de educação postural : revisão sistemática dos programas desenvolvidos para escolares no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Back school : systematic review of programs designed for schoolchildren in Brazil | en |
dc.title.alternative | Educación postural : revisión sistemática de programas educativos desarrollados en Brasil | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000883196 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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