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dc.contributor.advisorRibeiro, Eduardo Pontualpt_BR
dc.contributor.authorCasa, Enio Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:29Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8606pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em entrevistas, reportagens das principais revistas e jornais, como estas empresas buscam obter vantagens competitivas num cenário altamente concorrido como o atual. A análise usa como referencial teórico as idéias de posicionamento estratégico de M. Porter e a exploração de vantagens de custos e benefícios para obtenção de vantagens competitivas e melhor posicionamento no mercado. O referencial escolhido mostrou-se bastante útil para entender as escolhas de estratégia das empresas estudadas. As análises realizadas com base em informações obtidas levaram ao entendimento que as Lojas Colombo têm como foco de atuação a competição por benefícios, optando pela diferenciação. Já o Magazine Luiza tem um posicionamento estratégico voltado para a competição por custos, considerando os mesmos critérios de avaliação para as duas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper examines strategic positioning applied to two well-established rival Brazilian companies that belong to retail trade market of durable goods. We collected information from newspapers and magazines in order to identify how those companies obtain competitive advantages in such a dynamic today’s market scenario. Our analysis is based on M. Porter's ideas of strategic positioning and competitive advantages in cost and benefits, focusing on how to achieve a better position in the local market. Porter's theory turned out to be the best choice for understanding these company approaches. As a result we found out different initiatives between the two studied chains. The first one, called Lojas Colombo, focuses on competitive benefits while the second, called Magazine Luiza, establishes competitive costs. We considered the same assessment criteria for both companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic positioningen
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectCompetitive advantagesen
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectRetail tradeen
dc.titlePosicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luizapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000582316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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