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dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorMazur, Ericpt_BR
dc.date.accessioned2014-01-10T01:53:25Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85464pt_BR
dc.description.abstractMelhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas de se investir quase exclusivamente na apresentação oral dos conteúdos como estratégia didática. Seja por falta de infraestrutura para implementar novas soluções, inércia do sistema escolar ou mesmo por desconhecimento de alternativas viáveis de mudança, essa estratégia quase milenar ainda hoje é onipresente no ambiente escolar. Em sua face mais visível, o chamado ensino tradicional está fortemente associado com a evasão escolar, a aprendizagem mecânica e a desmotivação para aprender por parte dos estudantes. Diversas são as recomendações abstratas e gerais, de cunho pedagógico, feitas aos professores para reverter esse quadro. Contudo, poucas são as alternativas concretas apresentadas, em especial no Ensino de Física em nível médio e nas disciplinas básicas de nível superior. Tendo em vista esse cenário, o presente artigo tem como objetivos divulgar as potencialidades do uso combinado de dois métodos de ensino, focados na aprendizagem significativa de conceitos e procedimentos; e também fornecer conselhos práticos para favorecer a implementação deles em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractImproving one’s professional and academic training on many levels requires rethinking the role of formal teaching strategies. In education time and again educational research highlights the problems associated with employing lectures almost exclusively as an instructional strategy. Whether due to the lack of infrastructure for implementing new solutions, inertia of the school system or even the lack of viable alternative choices, this ancient strategy is still ubiquitous in the school environment, regardless of the associated learning outcomes. The so-called “traditional” teaching method of lecture is strongly correlated with rote learning and the absence of students’ motivation to learn. There are several abstract, general pedagogical theories about this situation that teachers may employ. However, there are few concrete alternatives to help teachers, particularly in physics at both the high school and higher education introductory level. With this in mind, we describe and encourage the combined use of two methods of teaching that are focused on meaningful learning of concepts and procedures, and we provide practical advice to facilitate their implementation in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 30, n. 2 (ago. 2013), p. 362-384pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeer instructionen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectInstrução personalizadapt_BR
dc.subjectJust-in-time teachingen
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleInstrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de físicapt_BR
dc.title.alternativePeer instruction and just-in-time teaching : engaging students in physics learningen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000897618pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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