Show simple item record

dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2014-01-08T01:52:49Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85385pt_BR
dc.description.abstractUm vídeo educativo do Monash University Accident Research Centre inspira a proposição de um problema de cinemática com um resultado contraintuitivo. A solução do problema tem como pressupostos conhecimentos sobre a aceleração máxima possível em frenagens de emergência, bem como do intervalo de tempo que transcorre entre a percepção do perigo de colisão pelo motorista e o início efetivo da frenagem. A resposta intuitiva de um engenheiro e de diversos alunos de graduação em física é discutida. O problema exemplifica que o ensino da física pode e deve envolver situações conceitualmente ricas e interessantes, em contraposição às questões repetitivas e irrelevantes usualmente encontradas nos livrostexto.pt_BR
dc.description.abstractAn educacional video from The Monash University Accident Research Centre inspires a Kinematics problem proposition with a counter-intuitive result. The problem solution must have alleged knowledge on maximum possible acceleration in emergency braking, as well as the spent interval between the perception of the collision danger by the driver and the beginning of the effective braking. The intuitive answer of an engineer and various Physics undergraduated students is discussed. The problem illustrates that Physics teaching can and must involve rich and interesting conceptual situations, opposed to the repetitive and irrelevant questions that are found in textbooks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 468-475pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKinematicsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPre-braking timeen
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectMaximum acceleration in brakingen
dc.subjectAutomotive trafficen
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.titleUm interessante e educativo problema de cinemática elementar aplicada ao trânsito de veículos automotores – a diferença entre 60 km/h e 65 km/hpt_BR
dc.title.alternativeAn interesting and educational elementary kinematics problem applied to automotive traffic. The difference between 60 km/h and 65 km/h en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792448pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record