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dc.contributor.authorFrison, Marli Dallagnolpt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2014-01-04T01:52:12Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1517-1256pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85298pt_BR
dc.description.abstractEste artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa de Formação de Professores de Química e ao currículo do Ensino Médio (EM) não como uma ação isolada, mas como um projeto mais amplo de escola e de sociedade. Trata de uma pesquisa que acompanhou as ações de estagiárias durante a produção e o desenvolvimento da SE “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente”, junto a uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Destaca a importância de se trabalhar com temas da vivência cotidiana dos estudantes e relacionados à temática ambiental, mas que possibilitem introduzir os conteúdos escolares, de forma articulada e contextualizada. Enfatiza o papel da escola na produção do conhecimento químico escolar e a importância desse conhecimento para que sejam promovidas mudanças de atitudes e concepções em relação ao ambiente e à saúde. Os resultados revelaram que um ensino que contempla as características da SE e norteado pelos princípios da EA oferece oportunidades mais frutíferas para que os estudantes produzam conhecimento escolar sobre os diferentes materiais polimerizados e, também, proporciona melhores condições para a tomada de decisões mais conscientes quando solicitados. Palavras-chave: Educação Ambiental. Prática docente. Formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractThis article focus the movements of a group of Pre-Service Teachers and Student Teachers who aimed to incorporate the Environmental Education (EE) principles to the Programa de Formação de Professores de Química (Chemistry Teachers Formation Program) and to the Ensino Médio (High School) syllabus through a Situation of Study (SS). Such inclusion cannot be seen as an isolated action but as a wider project for school and for society. This research followed up the Student Teachers during the SS production and development with a group of 2nd year Ensino Médio students. The SS is called “Diversidade de produtos polimerizados: implicações para a qualidade da vida no ambiente” (Diversity of polymerized products: implications on quality of life in the environment). It is highlighted how important is to work with students’ daily themes related to environmental issues. Besides, it allows introducing the scholar contents in an articulated and contextualized way. We emphasize the role of the school in the Chemistry knowledge production and the importance of this knowledge to promote changing on attitude and conceptions concerning health and environment. The results revealed that a teaching process regarding the characteristics of the SS and guided by the principles of the EE, offers richer opportunities to the students produce scholar knowledge about the different polymerized materials and also provide the best conditions to conscious decision making when asked for.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMEA : Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS. Vol. 28 (jan./jun. 2012), p. [161]-177pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDocent practiceen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação ambiental como articuladora para a produção de conhecimento químico escolar : implicações no ensino e na formação para o ensinopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000857478pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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