A modelagem científica vista como um campo conceitual
dc.contributor.author | Brandão, Rafael Vasques | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.contributor.author | Veit, Eliane Angela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-04T01:52:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/85279 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho defende a tese de que o processo de modelagem científica em Física pode ser visto como um campo conceitual subjacente ao domínio de campos conceituais específicos dessa ciência e possui implicações relevantes para o seu ensino e pesquisa. Para tanto, apoia-se na visão epistemológica de Mario Bunge sobre modelagem científica e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, levando em conta as ideias de Weil-Barais e Vergnaud sobre concepções em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper supports the idea that the scientific modeling process in physics could be viewed as a conceptual field underlying the domain of specific conceptual fields of that science and it has important implications to their teaching and research. For this, it relies on the Mario Bunge’s epistemological viewpoint concerning scientific modeling and the Gérard Vergnaud’s Conceptual Fields Theory, taking into account the ideas of Weil-Barais and Vergnaud about conceptions in Physics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 3 (dez. 2011), p. 507-545 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Scientific modelling | en |
dc.subject | Modelos científicos | pt_BR |
dc.subject | Conceptual field | en |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.title | A modelagem científica vista como um campo conceitual | pt_BR |
dc.title.alternative | The scientific modelling seen as a conceptual field | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000817215 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Exact and Earth Sciences (6085)