A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente eletrica sobre a média final de alunos de física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
View/ Open
Date
1992Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidad ...
Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidade das duas variáveis (escore total no teste e média final na disciplina). Os sete estudos convergiram para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à força e movimento, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física I. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. Foram também realizados cinco estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em corrente elétrica (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1989) sobre a média final de alunos de Física II (Eletromagnetismo) da engenharia da UFRGS. Estes estudos acorreram entre 1988 e 1991, envolvendo um total de 134 alunos. Neste caso, os cinco estudos convergiram também para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à corrente elétrica, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física II. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. ...
In
Caderno catarinense de ensino de física. Florianópolis. Vol. 9, n. 2 (ago. 1992), p. 105-112
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Exact and Earth Sciences (6158)
This item is licensed under a Creative Commons License