Mostrar el registro sencillo del ítem
Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Ricci, Trieste dos Santos Freire | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-21T01:51:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/85027 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpretação pelo leitor. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we discuss some high school physics textbooks approaches concerning Lorentz-FitzGerald´s contraction and the relativistic objects visual appearance in the context of Special Relativity. The idea is to show that this subject is not being presented in a rigorous way, leading textbooks to serious misconceptions between to measure and to observe . When textbooks omit such distinction they can lead the reader to misunderstandings. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, n. 2 (ago. 2002), p. 176-190 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relatividade especial | pt_BR |
dc.subject | Special Relativity in high school | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Lorentz-FitzGerald´s contraction | en |
dc.subject | Livros didaticos | pt_BR |
dc.subject | Textbooks analysis | en |
dc.title | Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física | pt_BR |
dc.title.alternative | Restricted relativity in secondary school teaching : Lorentz-Fitzgerald contraction and visual appearance of relativistic objects in physics textbook | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000340703 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Exactas y Naturales (6085)