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dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2013-12-21T01:51:03Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn0102-3594pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85016pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma seqüência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno catarinense de ensino de fisica. Florianópolis. Vol. 13, n. 3 (dez. 1996), p. 184-196pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKuhn, Thomas S., 1922-1996pt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectParadigmapt_BR
dc.subjectRevolução científicapt_BR
dc.subjectRevoluções científicaspt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.titleA epistemologia de Kuhnpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000257126pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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