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dc.contributor.advisorOliven, Arabela Campospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Janile Daniel Moianopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-17T01:52:52Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83822pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se no campo da discussão da formação de sujeitos políticos no espaço da universidade, tendo como base as vivências de estudantes através das relações estabelecidas em órgão deliberativo, pelo sistema de representação. O objetivo da pesquisa foi analisar a intensidade e a qualidade da representação estudantil em órgãos colegiados de curso do Centro Universitário Metodista (IPA), evidenciando assim elementos que indicam fatores que favorecem ou limitam a participação dos estudantes nesses órgãos. Para tanto, partiu-se do seguinte problema: Qual a intensidade e a qualidade da participação política dos estudantes em órgãos colegiados de curso do IPA e que fatores potencializam ou limitam a participação dos mesmos nestes órgãos? A presente dissertação é uma pesquisa sob uma perspectiva qualitativa, utilizando-se da estratégia de estudo de caso, envolvendo estudantes, coordenadores dos cursos de Administração e de Pedagogia e gestores da instituição. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas: análise documental, observações, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados coletados, a mesma foi dividida em três eixos reflexivos, assim denominados: Sobre a representação e a participação estudantil nos colegiados de cursos de Administração e de Pedagogia do IPA; Reconhecimento e desejo - responsabilidade de uma cultura cívica; e Qualidade de participação e conceituação de política. Como aporte teórico, destacam-se as obras dos autores Arendt, Leite e Santos, das quais as teorias sobre formação política e formação na universidade foram extraídas. Os resultados da investigação indicam que o espaço de representação estudantil em órgão deliberativo encontra desafios quanto ao papel e existência de representação estudantil e de participação de estudantes, além da motivação destes para firmar espaços de diálogo.pt_BR
dc.description.abstractThis research is inserted within the discussion of the formation of political subjects within the university, based on the life experiences of students through relationships established in deliberative body, by the representation system. The objective of the research was to analyze the intensity and quality of student representation in collective course organ of Centro Universitário Metodista (IPA), thus demonstrating elements that indicate factors that favor or limit the participation of students in these organs. To do so, it started with the following problem: What is the intensity and quality of political participation of students in IPA’s collegiate course organ and wich factors potentiate or limit their participation in these organs? The present dissertation is a study under a qualitative perspective, using the strategy case study, involving students, coordinators of courses in Management and Pedagogy and management of the institution. As methodological tools were used: document analysis, observations, questionnaires and structured interviews. From the analysis of the data collected, it was divided into three reflective axes, so named: On the representation and student participation in IPA’s collegiate courses Management and Pedagogy; Recognition and desire - the responsibility of a civic culture, and Quality conceptualization of participation and policy. As a theoretical contribution, we highlight the works of authors Arendt, Leite and Santos including theories about political education and training at the university were extracted. Research results indicate evidence that the student representation in space deliberative organ meets challenges existence of student representation and participation of its members, in addition to the motivation of these students to create space for dialogue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudenten
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectCentro Universitário Metodista IPA.pt_BR
dc.subjectStudent representationen
dc.subjectDeliberative organsen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectUniversityen
dc.titleIntensidade e qualidade da representação estudantil em órgãos colegiados de curso do Centro Universitário Metodista (IPA) : o desafio da participação ativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000907385pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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