A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
dc.contributor.author | Frison, Marli Dallagnol | pt_BR |
dc.contributor.author | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-13T01:47:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-3108 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/83657 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções. | pt_BR |
dc.description.abstract | En este texto abordamos la investigación-acción como fuente de análisis y evaluación de la práctica docente y su potencialidad para la producción de conocimientos. Damos énfasis a los aspectos orientadores de la investigación-acción y evaluamos sus efectos, haciendo su análisis a partir de las siguientes dimensiones: complejidad de la acción docente; prácticas del meritorio delante de situaciones del aula y sus percepciones acerca del proceso de enseñar y aprender. Algunos principios apuntan que la investigación-acción posibilita entender la práctica docente y conocer mejor a los contextos y a las condiciones en las cuales ella ocurre, permitiendo hacer intervenciones. | es |
dc.description.abstract | In this text is approached the research-action as an instrument of docent practice evaluation, analysis and its potential to the knowledge production. We highlight guiding aspects of this research-action and evaluate its effects, by analyzing them on the following dimensions: complexity of docent action; practices of Student Teachers towards classroom situations and their perceptions about the teaching and learning processes. A few principles point out the research-action guides to a better understanding over the docent practice, its contexts and conditions that allow making interventions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.subject | Saberes docentes | es |
dc.subject | Enseñanza de química | es |
dc.subject | Teachers formation | en |
dc.subject | Docent knowledges | en |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.title | A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | La investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docentes | es |
dc.title.alternative | The research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledges | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000903525 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)