Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTauceda, Karen Cavalcantipt_BR
dc.contributor.authorNunes, Vladimir Magdalenopt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-12T01:50:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83617pt_BR
dc.description.abstractO referencial teórico do campo conceitual de Vergnaud é utilizado neste trabalho, que apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa em educação em ciências na área de biologia. Inicialmente, se investigou os conceitos da origem do universo e da vida elaborados pelos alunos do ensino médio, na disciplina de biologia. Através de situações-problema desenvolvidas ao longo deste estudo, procurou-se identificar as relações entre a estrutura conceitual e a estrutura cognitiva do aluno. Na análise destas relações, evidenciaram-se a construção de possíveis indicadores de invariantes operatórios de complexidade e características estruturais diferenciadas e que podem orientar futuras pesquisas para o aperfeiçoamento destas situações.pt_BR
dc.description.abstractThe theoretical Vergnaud’s conceptual field is used in this work, which presents the first results of a survey of science education in biology. Initially we investigated the concepts of the origin of the universe and of life in secondary school students, at the discipline of biology. Through problem situations developed over the course of this study, we sought to identify the relationship between the conceptual structure and the cognitive structures of the student. In the analysis of these relations, evidenced in the construction of possible indicators of operative invariants of complexity and structural characteristics differentiated and that can guide future research for the improvement of these situations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 98-110pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrigin of the universeen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectOrigin of lifeen
dc.subjectConceptual fielden
dc.subjectInvariant operativeen
dc.titleO desenvolvimento de possíveis indicadores de invariantes operatórios por estudantes do ensino médio na disciplina de biologiapt_BR
dc.title.alternativeThe development of possible indicators of operative invariants for high school students in the discipline of biology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000903643pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples