Show simple item record

dc.contributor.authorMielke, Fernanda Barretopt_BR
dc.contributor.authorOlschowsky, Agnespt_BR
dc.date.accessioned2013-12-12T01:49:48Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1414-8536pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83592pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo relata a experiência de uma mestranda acerca do estágio de docência na graduação, desenvolvido na disciplina Enfermagem em Saúde Mental II, do quinto semestre de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio compreendeu os meses de agosto a dezembro de 2007, sendo realizado numa unidade de saúde da família, com duas equipes de saúde da família. A modalidade de atendimento desenvolvida foi visita domiciliar, que busca maior aproximação com a realidade da vida das pessoas. As alunas desenvolveram um trabalho relevante para a unidade em questão, auxiliando na resolução de determinadas situações, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando a oferta de serviços aos usuários de saúde mental, visando a reinserção social. A experiência foi de grande valia, integrando diferentes fases do ensino e proporcionando um pensar mais crítico sobre a saúde mental e suas interfaces com as demais áreas da saúde.pt_BR
dc.description.abstractEl presente artículo relata la experiencia de una maestreada sobre la pasantía de enseñanza en la graduación, desarrollada en la disciplina de Enfermería en Salud Mental II, del quinto semestre de la graduación en Enfermería, de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La pasantía comprendió los meses de agosto a diciembre de 2007, siendo realizado en una unidad de salud de la familia, con dos equipos de salud de la familia. La modalidad de atendimiento desarrollada fue visita domiciliar, que busca mayor aproximación con la realidad de vida de las personas. Las alumnas desarrollaran un trabajo relevante para la unidad en cuestión, ayudando en la resolución de determinadas situaciones, ofreciendo atendimiento de calidad y ampliando la oferta de servicios a los usuarios de salud mental, visando la reinserción social. La experiencia fue muy valiosa, integrando diferentes fases de la enseñanza y proporcionando un pensamiento más crítico sobre la salud mental e sus interfaces con las otras áreas de la salud.es
dc.description.abstractThis article reports the experience of the teaching training of graduation students developed in the discipline of Mental Health Nursing II, in the fifth period of the Nursing undergraduate program, at the Federal University of Rio Grande do Sul. The training was developed between August and December , 2007 in a family health unit, with two family health teams. Home visits were performed for to know the reality of the people’s life. The students developed a relevant work to the unit in question, assisting in the resolution of certain situations, providing quality care and increasing the supply of services to users of mental health, regarding social reintegration. The experience was of great value, including various stages of education and providing a more critical thinking about mental health and their relations with other health areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 14, n.3 (jul./set. 2009), p. 579-583pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectSalud mentales
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectPrática do docente de enfermagempt_BR
dc.subjectPráctica del docente de enfermeríaes
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectNursingen
dc.subjectNursing teacher practiceen
dc.titleA experiência do estágio de docênciapt_BR
dc.title.alternativeLa experiencia de la pasantía de docencia es
dc.title.alternativeThe experience of the teaching training en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000743261pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record