Jogador-Informação : uma etnografia dos usos de tecnologias informacionais no incremento do desempenho de jogadores de futebol
Fecha
2010Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica realizada no Centro de Dados Digitais do clube Grêmio Football Porto Alegrense. Este dispositivo interno do clube é responsável pelo desenvolvimento de análises de jogo, estabelecer meios de feedback para as comissões técnicas do clube. Utilizados para aprimoramento técnico e tático do time e para valorizar os atletas do GFPA através do uso de tecnologias digitais. O estudo buscou descrever como estes diversos processos de produção de infor ...
O presente trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica realizada no Centro de Dados Digitais do clube Grêmio Football Porto Alegrense. Este dispositivo interno do clube é responsável pelo desenvolvimento de análises de jogo, estabelecer meios de feedback para as comissões técnicas do clube. Utilizados para aprimoramento técnico e tático do time e para valorizar os atletas do GFPA através do uso de tecnologias digitais. O estudo buscou descrever como estes diversos processos de produção de informação engendram uma rede sócio-técnica que transforma jogadores de futebol em dados informacionais e como esta rede estabelece interfaces entre o jogo de futebol e a produção de um fluxo de saberes tem o objetivo otimizar o desempenho do time. Buscando compreender o funcionamento destes aparatos e os seus métodos de produzir inscrições, ao mesmo tempo em que articulam, o desenvolvimento tecnológico e a melhoria do desempenho do time em campo. Na tentativa de apreender como o corpo do jogador de futebol passa por processos de complexificação e de controle que ultrapassam as linhas do campo e invadem bancos de dados e mecanismos específicos de organização e de desenvolvimento de modelos de jogo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License