O engajamento e o desempenho organizacional a partir da relação entre valores pessoais e organizacionais : um estudo de caso do Colégio Marista Assunção
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo tem por objetivo investigar o engajamento e o desempenho organizacional a partir da relação entre valores pessoais e organizacionais. Através do estudo de caso no Colégio Marista Assunção, localizado em Porto Alegre, analisou-se os valores pessoais e institucionais e avaliou-se o quanto as similaridades influenciam no engajamento e no desempenho da equipe de atendimento. Com base nos resultados alcançados, percebeu-se que esta relação qualifica e potencializa a produtividade e o compro ...
O artigo tem por objetivo investigar o engajamento e o desempenho organizacional a partir da relação entre valores pessoais e organizacionais. Através do estudo de caso no Colégio Marista Assunção, localizado em Porto Alegre, analisou-se os valores pessoais e institucionais e avaliou-se o quanto as similaridades influenciam no engajamento e no desempenho da equipe de atendimento. Com base nos resultados alcançados, percebeu-se que esta relação qualifica e potencializa a produtividade e o comprometimento do grupo, visto que as semelhanças tornam o colaborador parte da empresa, estimulando os sentimentos de pertencimento e corresponsabilidade. Além disso, esta interrelação acarreta em indicadores favoráveis tanto para o funcionário (prazer em suas atividades, bem estar e satisfação) quanto para a organização (menor rotatividade, coesão do grupo, retenção e desenvolvimento de talentos). Acredita-se também que a congruência entre valores pessoais e institucionais mantém o padrão de atendimento marista, visto que os valores orientam comportamentos e atitudes de acordo com as políticas organizacionais. As similaridades também reforçam a imagem e a identidade da instituição, assim como sua cultural organizacional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License