Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Paulo Renato Cardozopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-06T01:48:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83258pt_BR
dc.description.abstractAo tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada.pt_BR
dc.description.abstractWhen plotting contradictory feelings as resignation and indignation, that once historically and socially contextualized, were able to put in motion actions permeated by values of contraposition to hegemonic values deniers of the humanization of the social, political, economic and cultural relations, emerges the concept of theme-generate-pain-of-pain. The research realized through interviews with seven people who were students from EJA-High School, and by analysis of documents of Technical School Mesquita, allowed to the researcher reflect about the value of a Education Proposed with pedagogical intentions based on the methodological assumptions of Popular Education. The objectives, centrals of this dissertation were understand how the concept of Thompson’s experience would help to transform the school into places of position’s war and how these would constitute organic intellectuals, since the “experienci-ações” lived by the students in the same limit situations, are realize inedited-viable in which the organic intellectuals would constitute breaking/overcoming ideologies to transmit lived experience to perceived experience. This is the process that happens in the researched school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdeologyen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectEJAen
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectTheme-generate-pain-of-painen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleDa experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000906207pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem