Show simple item record

dc.contributor.advisorEngel, Paulo Martinspt_BR
dc.contributor.authorBasso, Daniel Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:14:28Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8277pt_BR
dc.description.abstractA natureza é uma fonte inesgotável de soluções elegantes para os mais diversos problemas, da aparente simplicidade do formato do ovo, que garante maior segurança ao organismo em desenvolvimento, à evidente complexidade do sistema nervoso humano, que é capaz de pensar sobre problemas e encontrar soluções para eles. Neste trabalho foram aplicados modelos computacionais inspirados em estudos neurológicos para a realização da locomoção de um robô quadrúpede. O corpo do robô foi simulado, permitindo incorporar características mais semelhantes às de um animal do que seria possível com um robô de verdade, como grande quantidade de articulações e força dos motores. A arquitetura neural responsável pelo controle do robô teve como referência para seu desenvolvimento os Geradores Centrais de Padrões, que são circuitos neurais capazes de gerar a seqüência de ativações musculares envolvidas em diversos movimentos rítmicos, como respirar e caminhar, e estão em sua maioria localizados na medula espinhal. Para compor esta rede foi usado um modelo de neurônio com algumas propriedades encontradas em um neurônio real, como a capacidade de inibir a ativação de outros neurônios, e outras puramente matemáticas, tornando-o uma ferramenta versátil para incorporar a funcionalidade de outros modelos de neurônios e de redes neurais. Trabalhos futuros farão uso dos resultados desta pesquisa como base para abordar temas mais complexos, como planejamento motor e tomada de decisão.pt_BR
dc.description.abstractNature is an endless source of elegant solutions to every kind of problem, from the seeming simplicity of the egg’s shape, which assures a safer environment to the developing organism, to the evident complexity of the human nervous system, which is capable of thinking about problems and finding solutions to them. In this work some computational models inspired on neurological research were applied to achieve the locomotion of a quadruped robot. The robot’s body was simulated, allowing to have features more similar to their animal counterparts than would be possible using a real robot, such as the high amount of articulations and the motors’ strength. The neural architecture responsible for the robot’s control was developed using Central Pattern Generators as reference, which are neural circuits capable of generating the sequence of muscle activations involved in a variety of rhythmic movements, such as breathing and walking, and are mostly located in the spine. To assemble this network a neuron model was used which has some properties found on a real neuron, as the ability to inhibit other neurons’ activation, and others purely mathematical, making it a versatile tool to incorporate the functionality of other neuron and neural networks models. Future works will make use of these research’s results as a base to approach more complex problems, such as motor planning and decision making.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBioinformáticapt_BR
dc.subjectLocomotionen
dc.subjectCentral pattern generatorsen
dc.subjectReconhecimento : Padroespt_BR
dc.subjectNeural networksen
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.titleArquitetura neural para controle da locomoção de um robô quadrúpede baseada em referências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeNeural Architecture for the Locomotion Control of a Quadruped Robot Based on Biological References en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000572527pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record