Navegação Música por Autor "Domenici, Catarina Leite"
Resultados 1-14 de 14
-
Campos textuais em dois processos colaborativos de criação na música contemporânea
Duwe, Menan Medeiros (2015) [Dissertação]Esta dissertação é um estudo de dois processos de criação na música contemporânea, nos quais atuei junto com dois colegas: Dario Rodrigues Silva (pianista) e Lauro Pecktor (compositor). O primeiro processo foi a preparação ... -
A colaboração compositor-intérprete na construção de uma interpretação para a peça Round about Debussy de Flávio Oliveira
Ramos, Pamela Daiany dos Santos (2013) [Dissertação]Este trabalho concentra-se na colaboração com o compositor Flávio Oliveira durante o processo de construção de uma interpretação para Round about Debussy. A autora discute os limites da notação musical no contexto do estilo ... -
Concerto Inesperado para ator, piano e ruídos : criação colaborativa de uma dramaturgia sonora
Lenzi, Karin Salz Engel (2019) [Tese]Esta tese tem como objetivo investigar o processo de criação colaborativa do Concerto Inesperado para ator, piano e ruídos, espetáculo cênico-musical que teve a sua estreia no dia 23 de março de 2017 em Porto Alegre – RS. ... -
A construção da performance das seis danças romenas de Béla Bártok: memorial de um processo criativo centrado no corpo
Brito, Mariana do Socorro da Silva (2018) [Dissertação]Esta dissertação consiste de um memorial do processo de construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok por uma perspectiva da cognição corporificada. Fundamentada na proposição de objetos sônico-gestuais ... -
De cimento e lágrima, de Carlos Mastropietro : aportes de la interacción entre compositor e intérprete
Galante, Alejandra Fabiana (2024) [Dissertação]O foco deste trabalho é investigar o processo de interação entre a autora e o compositor argentino Carlos Mastropietro. O principal objetivo da interação foi conhecer a estética do compositor, os procedimentos notacionais ... -
Difracción de Sergio Murillo Jerez : uma aproximación a posibles articulaciones entre las partes notadas y la improvisación
Sánchez Montealegre, Natalia (2018) [Dissertação]La siguiente investigación artística está enfocada en el proceso de construcción de la performance de Difracción, pieza para piano solo compuesta en 2012 por el compositor colombiano Sergio Murillo Jerez. Caracterizada ... -
O estudo pour les octaves de Claude Debussy : um relato sobre a organização do processo de aprendizagem motora
Pieva, Mirka Campello da (2005) [Dissertação]Este trabalho relata a organização do meu processo de aprendizagem motora do Estudo Pour les Octaves de Claude Debussy. Nele, são descritos o planejamento, a implementação e a avaliação da prática através do modelo tripartido ... -
Fazendo o piano cantar : uma pesquisa artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística
Brito, Mariana do Socorro da Silva (2023) [Tese]Esta pesquisa artística teve como objetivo investigar o processo de aprendizado do cantábile no repertório para piano solo do século XIX a partir de uma visão holística das relações entre corpo e música. A investigação se ... -
Músicas de rock recriadas para piano solo : interpretação e criação de arranjos de concerto
Duwe, Menan Medeiros (2024) [Tese]Esta pesquisa artística foi conduzida através da construção de um repertório de músicas de rock para piano solo, apresentado no terceiro recital de doutorado em Práticas Interpretativas. A investigação foi motivada pela ... -
A obra pianística de Marisa Resende : processo de construção da performance através da interação entre intérprete e compositora
Silva, Dario Rodrigues (2015) [Dissertação]O trabalho investiga o processo de construção das performances das obras para piano solo da compositora carioca Marisa Rezende (1944), considerando a interação entre intérprete e compositora. Até o momento, a obra pianística ... -
Percepções e concepções sobre corpo, gesto, técnica pianística e suas relações nas vivências de alunos de piano de dois cursos de graduação em música
Milani, Margareth Maria (2016) [Tese]O presente trabalho investiga as percepções e concepções sobre corpo, gesto, técnica pianística e suas relações nas vivências de alunos de piano de dois cursos de Graduação em Música. Fundamentada no conceito de corporalidade, ... -
Processos criativos colaborativos na música contemporânea : dois estudos de caso
Silva, Dario Rodrigues (2019) [Tese]Este trabalho consiste de uma pesquisa artística que investiga dois processos colaborativos realizados com os compositores Darwin Pillar Corrêa e Heitor Martins Oliveira, respectivamente, na criação das obras Inbegriff ... -
Uma proposta de abordagem gestual no ensino de piano no curso de licenciatura em música da Universidade Estadual de Londrina : um estudo de caso
Santana, Jailton Paulo de Jesus (2018) [Tese]Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de aprendizagem de um novo repertório, a partir de uma abordagem centrada no gesto, por meio do estudo de caso de uma aluna de piano do primeiro ano do curso de ... -
Variationen für klavier, op. 27 de Anton Webern : sobre duas práticas de performance distintas a partir da edição dos textos e da gravação de Peter Stadlen e das gravações de Yvonne Loriod e Charles Rosen
Stoll, Renan Eduardo (2016) [Dissertação]A presente pesquisa investiga duas práticas de performance da obra Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern através da comparação de duas edições da obra e da comparação de três gravações realizadas por Peter Stadlen ...