Navegação Música por Autor "Chaves, Celso Giannetti Loureiro"
Resultados 1-20 de 36
-
Anamnesis
Muniagurria, Rodrigo Avellar (2010) [Dissertação]Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. ... -
Aspectos de estruturação temporal no concerto para violão e orquestra
Constante, Rogério Tavares (2006) [Tese]Este trabalho apresenta uma reflexão teórica e composicional sobre estruturação temporal em música e, mais especificamente, sobre a estruturação temporal em minha obra Concerto para violão e orquestra (2002). Esta composição ... -
Aspectos dialógicos da composição musical Pontos de Partida
Enrique Gras, Germán (2014) [Tese]Esta pesquisa estuda o processo composicional sob um enfoque dialógico, tendo como exemplificação minhas próprias composições. No intuito de entender em que se fundam as decisões tomadas por este compositor, no Capítulo 1 ... -
Autocrítica genética e autoanálise em composição musical: dossiê genético, hipertexto, metodologia
Corrêa, Darwin Pillar (2023) [Tese]Esta tese de doutorado apresenta como tema a autocrítica genética como metodologia de autoanálise em composição musical. São objetos dessa pesquisa todos os documentos de trabalho produzidos durante a prática composicional, ... -
Composição em retrospectiva : autoanálise de um processo de tomada de decisões
Corrêa, Darwin Pillar (2017) [Dissertação]Este trabalho consiste de um portfólio de composição documentado com partituras e gravações, e de um memorial que apresenta uma autoanálise do processo de tomada de decisões empreendido na composição da obra Duo para Flauta ... -
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor
Silva, Jeferson Colling da (2024) [Tese]A avaliação estética é uma ferramenta decisória essencial no processo composicional, no qual, constantemente, possibilidades imaginadas passam por avaliações que as validam, descartam ou modificam. O objetivo central da ... -
Composición de música para coros amateur : espacios de participación en la práctica coral
Damseaux Tabárez, Jorge Andrés (2023) [Dissertação]Este memorial procura reflexionar acerca del proceso creativo desarrollado para la creación de un conjunto de obras corales en las que se incluyen distintos mecanismos de intervención del intérprete coral amateur en la ... -
O compositor frente à sua peça
Enrique Gras, Germán (2010) [Dissertação]O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do ... -
Controle do movimento com base em um princípio de relação e regulação do impulso-movimento : possíveis reflexos na otimização da ação pianística
Póvoas, Maria Bernadete Castelan (1999) [Tese]A presente investigação formula o princípio da relação e regulação impulso-movimento, apresentado como um recurso técnico-estratégico a ser utilizado na organização de movimentos praticados na ação pianística com possíveis ... -
Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
Pereira, Flávio Santos (2012) [Tese]Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas ... -
Doppelgänger : da ideia à obra
Oliveira, Lauro César Pecktor de (2014) [Dissertação]Este memorial trata da investigação do processo criativo de Doppelgänger, para dois pianos. Com suporte nos pressupostos metodológicos da crítica genética expandidos para o campo da música, o olhar investigativo procurou ... -
A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
Amaral, Pedro Reis do (2021) [Dissertação]O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ... -
Eco em horizonte : forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Gambogi, Fabricio Duarte (2012) [Dissertação]Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no ... -
Estética e música na obra de Luiz Cosme
Mattos, Fernando Lewis de (2005) [Tese]Neste trabalho é realizada a análise dos fundamentos estéticos presentes nos escritos de Luiz Cosme em correlação com os aspectos técnicos e compositivos encontrados em sua produção musical. O exame dos fundamentos ... -
Estudos de Sor e Brouwer : uma abordagem comparativa de demandas técnicas
Alves, Flávia Domingues (2005) [Dissertação]Neste trabalho, colocam-se em paralelo as abordagens didáticas de dois compositores reconhecidos da literatura do violão: Fernando Sor (1778-1839) e Leo Brouwer (1939). As obras escolhidas são os Vinte Estudos para violão ... -
Eterna Ciklo : inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições
Adami, Felipe Kirst (2004) [Dissertação]Este memorial tem como principal objetivo apontar as inter-relações existentes entre a concepção estética dos ciclos vitais e os processos técnico-composicionais utilizados em um conjunto de composições. A concepção estética ... -
A imagem : um ponto de partida para o processo composicional
Rivera Baquero, Angel Alfonso (2014) [Dissertação]O presente memorial apresenta uma reflexão teórica sobre a utilização da imagem como ponto de partida da organização estrutural e formal do processo composicional. A primeira parte apresenta as referências musicais e as ... -
Lo silente desde el proceso creativo
Nabón Hernández, Sebastián Andrés (2023) [Dissertação]El objetivo de este trabajo es investigar a través de mi proceso composicional cómo la noción de silencio/lo silente puede ser transpuesto de distintas maneras, y en distintas escalas temporales y estructurales en el proceso ... -
Mahavidyas : Balé para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de Cordas
Cunha, Vagner Bonella (2009) [Dissertação]Este trabalho apresenta o memorial de composição, a partitura e a gravação do balé Mahavidyas para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de cordas. O balé é integrado por sete ciclos de peças livremente inspiradas ... -
Memorial de composição : as determinantes técnicas e estéticas de um processo composicional
Zanatta, Luciano de Souza (2002) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é investigar o processo composicional, a partir do pensamento do compositor. A investigação do processo composicional acontece em dois momentos. O primeiro momento é a realização documentada de ...