O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
dc.contributor.author | Mezzari, Adelina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-11-21T01:48:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-5502 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/81188 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to implement changes in the course on Parasitology and Medical Mycology at the School of Medicine of the Federal University of Health Sciences in Porto Alegre (UFCSPA), Brazil, which had traditionally been offered with a classroom format. The study was conducted from March to July 2009 with students enrolled in the first semester at the medical school. The change consisted of using part of distance learning with application of the problem-based learning (PBL) method in the Moodle virtual environment, available at the institution. The results of the study indicate that the use of distance learning and PBL resources to complement classroom teaching in undergraduate health courses can become an effective part of professional training. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Problem based learning | en |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | School attendance | en |
dc.subject | Ensino presencial | pt_BR |
dc.subject | Distance learning | en |
dc.title | O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of problem-based learning (pbl) as reinforcement for students using the moodle learning environment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776745 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Journal Articles (42712)Health Sciences (11561)