Navegação Letras por Autor "Guedes, Paulo Coimbra"
Resultados 1-20 de 20
-
O clítico acusativo na redação escolar
Dutra, Líria Romero (2003) [Dissertação]Este estudo, na perspectiva variacionista, visou a verificar se informantes cursando a oitava série do Ensino Fundamental, o terceiro ano do Ensino Médio e o quarto semestre da Licenciatura em Letras usam o clítico acusativo ... -
A competência discursiva através dos gêneros textuais : uma experiência com o jornal de sala de aula
Baltar, Marcos Antonio Rocha (2003) [Tese]O presente estudo busca entender a relação entre a competência discursiva escrita e o trabalho com os gêneros textuais -postulado por Bronckart-, com o seu interacionismo sócio-discursivo. Como ferramenta metodológica da ... -
A dissertação argumentativa do ENEM : qualidades discursivas, imitação e improvisação
Cecato, Cleuza (2021) [Tese]Com base em uma possibilidade de leitura e interpretação das qualidades discursivas de Guedes (2009), esta tese apresenta a pesquisa de doutorado que tem por objetivo discutir as implicações do entendimento e da utilização ... -
Ensinando-se a ensinar professoras a ensinarem-se a ensinar seus alunos a ensinarem-se a ensinar...
Grazziotin, Fernanda (2004) [Dissertação]Este trabalho estuda como é virar professora de professoras por meio da análise de aulas de Português trabalhadas com alunas do primeiro ano do Curso Normal durante o período letivo de 2003, sendo a professora a própria ... -
Ensino-aprendizagem de textos argumentativos : formulando e reformulando práticas de sala de aula na educação básica
Netto, Daniela Favero (2017) [Tese]Esta tese apresenta a pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender a contribuição dos estudos de Guedes (2009) para a qualidade dos textos argumentativos de alunos do Ensino Médio, a partir do desenvolvimento das ... -
Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis : a formação do leitor literário na escola
Correia, Mariana (2018) [Dissertação]A pesquisa “Entre bruxos, vampiros, divergentes e zumbis: a formação do leitor literário na escola” tem como objetivo perceber em que medida o projeto de leitura “Filme e Livro” contribuiu para o reconhecimento do letramento ... -
Escrever de si: autorias na escola pública periférica
Soares, Luciana Ferreira (2022) [Dissertação]Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de leitura e de escrita em sala de aula influenciam a produção de textos autorais por adolescentes em uma escola pública periférica de Porto Alegre. A presente ... -
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
Seganfredo, Eveli (2013) [Tese]Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação ... -
Um estudo das relações de (inter)subjetividade presentes na enunciação escrita de professores de língua materna
Gomes, Neiva Maria Tebaldi (2003) [Tese]Este trabalho surge de questionamentos de um professor de língua materna: por que professores que orientam a aquisição da escrita não se sentem à vontade para escrever? Que relação estes professores mantêm com a língua? ... -
O ethos do professor de língua portuguesa na escrita diarista de alunas estagiárias
Ferreira, Luciane Todeschini (2009) [Tese]A presente investigação tem por objetivo apresentar, num estudo longitudinal, realizado, junto às alunas estagiárias do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade de Caxias do Sul, o ethos (re) velado sobre o ser ... -
O "nhenhenhém gramatical" como entrave ao letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
Souza, Hulda Cyrelli de (2007) [Dissertação]Pelo presente trabalho, busca-se analisar as razões pelas quais as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, apesar de escolarizadas, não alcançam o letramento, termo entendido como competências e habilidades ... -
Norma e variação nos livros didáticos de língua portuguesa e literatura aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o ensino médio de 2009
Gonzalez, César Augusto (2013) [Dissertação]Esta dissertação busca caracterizar o discurso didático-expositivo acerca da variação linguística presente nos livros didáticos de língua portuguesa e literatura aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio ... -
“Ô, sor(a)! larga mão dessa aula chata!” : uma proposta de intervenção nas aulas de português na periferia
Santos, Letícia da Silva (2020) [Tese]A presente tese versa sobre uma proposta pedagógica de ensino de língua portuguesa construída como forma de intervenção na realidade de sala de aula de periferia. Seu objetivo é oferecer concretude aos estudos teóricos que ... -
Proficiência em língua materna : um novo olhar para a avaliação de produção textual
Santos, Letícia da Silva (2010) [Dissertação]Este trabalho tem como intuito investigar se paradigmas de avaliação dão conta de afirmar a proficiência de um indivíduo em língua portuguesa, enquanto língua materna, na habilidade de escrita. Inicialmente realizamos uma ... -
A qualidade estilística na redação do vestibular da UFRGS : o que se avalia e o que pode ser avaliado
Lima, Thaís de Andrade (2012) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de avaliação de redações no vestibular tomando como ponto de partida a qualidade estilística, item presente na grade analítica do paradigma utilizado pela UFRGS. A escolha ... -
-
O sistema de avaliação das redações dos vestibulares do Brasil como objeto de investigação da linguística aplicada
Silva, Betina Rubin da (2011) [Dissertação]Esta dissertação versará sobre o sistema de avaliação das universidades brasileiras referente à prova de redação, não considerando a avaliação conteudística, mas procurando entender, através dos documentos públicos divulgados ... -
Sobre fazer um pouco mais do que aquilo que já foi feito : as veredas para aprender a ler e escrever em turmas de progressão
Westermann, Liége Deolinda (2010) [Dissertação]A proposta desta dissertação é apresentar reflexões sobre a minha trajetória vivida em sala de aula, de alunos adolescentes pertencentes a meio social desfavorecido, buscando ajudá-los a avançar em seus conhecimentos sobre ... -
O sujeito jornalístico em formação : uma proposta para compreender o ensino-aprendizagem do gênero jornalismo
Marques, Cristina Charão (2011) [Dissertação]Entender como jornalistas aprendem a ser jornalistas é um passo necessário para se enfrentar o conservadorismo intrínseco ao jornalismo, manifesto nos produtos jornalísticos e na defesa reacionária de seu cânone profissional ... -
Trajetórias de proficiência escrita na universidade pela perspectiva da história do texto
Souza, Adriano de (2022) [Tese]O presente estudo investiga a construção do texto proficiente do ponto de vista de suas marcas de interlocução, em contexto universitário de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito. Nesse caso, trata-se de ...