Listar Letras por autor "Pupp Spinassé, Karen"
Mostrando ítems 1-13 de 13
-
Colaboração na produção escrita em segunda língua : uma proposta de revisão por pares para a aula de língua inglesa em uma escola com currículo bilíngue
Bolzan, Daniele Blos (2016) [Tesis]Pesquisas têm indicado que o diálogo colaborativo poderia ser o lugar onde o uso da língua e a aprendizagem da língua poderiam coocorrer (SWAIN, 1997), tornando-se uma atividade social e cognitiva (SWAIN, 2000). A prática ... -
A conscientização linguística como fundamento para uma abordagem plural no ensino de alemão-padrão em contextos de contato português-hunsrückisch
Käfer, Maria Lidiani (2013) [Tesis de maestría]Na década de 80, um programa intitulado Language Awareness (Conscientização Linguística) surgiu na Inglaterra a fim de contribuir com a aprendizagem da língua materna. Porém, logo em seguida, passou a ser integrado também ... -
A construção de pilotos de podcast na aprendizagem de língua alemã e o letramento midiático : oralidade e tecnologia no ensino médio
Rosa, Daniel Zanchet da (2023) [Tesis de maestría]A presente pesquisa, em nível de mestrado na área de Linguística Aplicada, objetiva investigar como a construção de podcasts pode contribuir direta ou indiretamente para a aprendizagem de alemão como Língua Adicional (LA) ... -
O ensino de língua inglesa para alunos da educação infantil em Porto Alegre : uma leitura crítica acerca do uso da linguagem, do letramento e de crenças
Forte, Janaína da Silva (2010) [Tesis de maestría]Ao longo das últimas décadas, foi crescente e notório o aumento de escolas de educação infantil em nosso país. Expandiu-se, em igual proporção, o número de turmas da educação infantil em escolas regulares, já que a própria ... -
Foco na forma e os pronomes objeto em inglês e espanhol (l3) : propostas de unidades didáticas de produção oral e escrita para aprendizes brasileiros
Pasca, Maria Alejandra Saraiva (2019) [Tesis]Aprender mais de uma LE é uma experiência que traz vantagens comunicativas, cognitivas e culturais, pois multilíngues apresentam uma melhor memória de curto prazo do que monolíngues (BLANK; ZIMMER, 2009) e tendem a ser ... -
Fundamentos para a implementação de um currículo bilíngue em uma comunidade de Suábios do Danúbio no Paraná
Richter, Josiane (2019) [Tesis]A presente tese busca trazer reflexões para a constituição de um currículo bilíngue em uma escola localizada em Entre Rios, um contexto multilíngue onde a língua de imigração Donauschwäbisch é falada e bastante difundida. ... -
O gênero textual conto de animais e a compreensão em leitura : a sequência didática e os gestos didáticos como instrumentos de mediação na educação infantil
Queroz, Josiete Cristina Schneider (2021) [Tesis]A presente pesquisa de doutorado centra-se no processo de formação continuada de professores de alemão para crianças sob o viés dos gestos didáticos e da pesquisa de engenharia didática colaborativa. Partimos da constatação ... -
A gestão da aprendizagem plurilíngue dentro e fora dos muros da escola
Würzius, Laura Martins (2018) [Tesis de maestría]Esta dissertação teve por objetivo principal entender como o estudante administra o seu aprendizado plurilíngue dentro e fora dos muros da escola, ou seja, no contexto escolar bem como em outros contextos de sua vida ... -
Leitura e produção escrita em língua alemã como l3 de alunos de um 1º ano de uma escola plurilíngue do Rio Grande do Sul
Breunig, Luíse (2020) [Tesis de maestría]Práticas de letramento exigem tempo e treino (ROJO, 2004; SOARES, 2004). Crianças, quando começam a frequentar a escola, veem-se diante desse desafio. Contudo, com o auxílio de professores, desenvolvem a leitura e a escrita ... -
O léxico do pomerano na Serra dos Tapes, RS
Mackedanz, Daiane (2024) [Tesis]A presente pesquisa de doutorado aborda a variabilidade quanto aos nomes (nível lexical) em pomerano, uma língua de imigração germânica falada nos estados do RS, ES, MG, SC e RO. O objeto de estudo se constitui por meio ... -
Panorama do ensino de língua alemã para alunos da educação infantil na Região Metropolitana de Porto Alegre
Borges, Clarissa Leonhardt (2015) [Tesis de maestría]O presente trabalho aborda o ensino de alemão como língua estrangeira para crianças da Educação Infantil (EI) e foi motivado pela escassez de estudos brasileiros específicos sobre o ensino de alemão. Os princiais objetivos ... -
Princípios para uma abordagem enunciativa na aquisição de segunda língua
Machado, Verônica Pasqualin (2013) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem por objetivo propor princípios enunciativos para o tratamento da aquisição de segunda língua (L2) em contexto escolar. Para isso, realizou-se, em primeiro lugar, um estudo acerca de diferentes perspectivas ... -
O trabalho com gêneros textuais no ensino de alemão : uma proposta de planejamento de unidades didáticas segundo os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul
Riedner, Natália Navrotzki (2019) [Tesis de maestría]Os documentos oficiais relacionados à Educação no Brasil costumam levar em consideração, no que diz respeito ao ensino de Língua Estrangeira (LE), apenas o inglês e, em menor proporção, o espanhol. Assim, como não há ...