Browsing Letters by Subject "Linguística"
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O discurso fonoaudiológico : uma reflexão sobre sujeito, sentido e silêncio
(2000) [Dissertation]Esta dissertaao dedica-se ao estudo do silêncio no âmbito da fonoaudiologia, buscando no próprio discurso fonoaudiológico - através de materiais específicos da fonoaudiologia, tais como artigos, livros, dissertações, ... -
A dissertação argumentativa do ENEM : qualidades discursivas, imitação e improvisação
(2021) [Thesis]Com base em uma possibilidade de leitura e interpretação das qualidades discursivas de Guedes (2009), esta tese apresenta a pesquisa de doutorado que tem por objetivo discutir as implicações do entendimento e da utilização ... -
A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa
(2005) [Dissertation]Esta dissertação focaliza um gênero textual denominado texto de divulgação científica, o qual tem por objetivo divulgar as recentes descobertas científicas. Ao se tratar de um modelo textual com peculiaridades próprias, ... -
O dizer nas afasias : o tratamento recriando sentidos
(2001) [Dissertation]Este trabalho apresenta uma abordagem discursiva da afasia com o objetivo de refletir sobre o processo terapêutico fonoaudiológico à luz da Analise do Discurso, promovendo um redimensionamento dos lugares do terapeuta e ... -
Efeitos da experiência multilíngue no processamento de orações relativas ambíguas em espanhol l3 e português l1
(2019) [Dissertation]Pesquisas em torno do bilinguismo vêm sendo desenvolvidas há mais de cinquenta anos. Recentemente, decorrente da realidade atual de um mundo interconectado e globalizado, onde várias línguas coexistem em um mesmo espaço ... -
Efeitos dos estudos enunciativos nas provas de língua portuguesa para ingresso no ensino superior
(2019) [Thesis]Esta tese tem como objetivo investigar a presença de indícios de uma possível transposição do conhecimento enunciativo benvenistiano para os itens das provas de ingresso no Ensino Superior: provas de língua portuguesa dos ... -
Os efeitos retroativos do exame nacional do ensino médio e de outros exames externos em uma escola pública estadual
(2018) [Dissertation]Esta pesquisa observou o andamento de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Porto Alegre durante as aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura ... -
O efeito tridimensional obtido com o ciclo reading to learn - a apropriação de uma metalinguagem pedagógica - emoldurado pela linguística sistêmico-funcional
(2018) [Thesis]Esta tese, emoldurada pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2014), investiga a implementação do Ciclo desenvolvido no Programa Reading to Learn (Ler para Aprender) (ROSE, 2012; 2014; 2015; ... -
Effects of bilingualism and biliteracy on thought organization and syntactic complexity in bilingual children
(2022) [Thesis]Estudos recentes têm demonstrado efeitos positivos da biliteracia nas habilidades linguísticas e cognitivas das crianças em idade escolar. Verifica-se, contudo, uma escassez de pesquisas empíricas que retratam o desenvolvimento ... -
Elaboração de itens para uma tarefa de avaliação da compreensão de ironia verbal : indicadores de validade de conteúdo
(2019) [Dissertation]A ironia verbal é um fenômeno multidimensional e requer um conjunto de diferentes concepções teóricas para explicitar o processo que leva a sua compreensão. Diante da escassez de instrumentos psicométricos que mensuram a ... -
Eles nos deram um rascunho da história, mas nós temos que passar a limpo : letramentos e identidades racializadas na escola e em outros espaços
(2023) [Thesis]Em uma escola pública da periferia de Porto Alegre foi criado em 2017 o coletivo Afroativos, grupo composto por sua idealizadora e por estudantes da escola. Atualmente o coletivo também conta com a presença de outras pessoas ... -
Entre designar e significar, o que há ? em busca de uma semântica em Benveniste
(2018) [Thesis]Esta tese tem por temática o par designação-significação no bojo da reflexão linguística de Émile Benveniste. O objetivo geral desta investigação é o de verificar e discutir o papel ocupado pela dupla designação-significação ... -
Enunciação e poder : elementos para a construção de um objeto teórico
(2004) [Thesis]Este ensaio trata da relação entre o poder e a língua numa perspectiva enunciativa e filosófica. Propõe-se a inventariar fenômenos de ambas as áreas - poder e língua que, pela sua natureza, possibilitem construir um conducto ... -
Escrever de si: autorias na escola pública periférica
(2022) [Dissertation]Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de leitura e de escrita em sala de aula influenciam a produção de textos autorais por adolescentes em uma escola pública periférica de Porto Alegre. A presente ... -
A escrita como fenômeno semiológico em Émile Benveniste
(2019) [Thesis]Esta tese versa sobre a problemática da escrita oriunda da reflexão de Benveniste presente nas Últimas aulas. Nesse sentido, é o Benveniste das Últimas Aulas, em relação com o dos Problemas de linguística Geral, que acompanha ... -
A escrita e a reescrita de textos em contexto acadêmico : um olhar para os recursos de negociação e de avaliatividade
(2019) [Dissertation]Esta dissertação investiga, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; WEBSTER, 2009), a atribuição de papéis sociais e a negociação de significados entre textos ... -
A escrita enunciativa e os rastros da singularidade
(2006) [Thesis]Esta tese se propõe a estudar a escrita como possibilidade enunciativa. Significa abordá-la além de seu caráter representacional, entendendo que a escrita, excluída da reflexão lingüística, permeou a instauração dessa ... -
O estatuto morfológico e prosódico da sufixação avaliativa em português brasileiro
(2021) [Thesis]O presente trabalho trata do estatuto morfológico e do estatuto prosódico da sufixação avaliativa em português brasileiro – em especial, dos elementos sufixais -inho, -zinho e -íssimo. Esses sufixos diferenciam-se dos ... -
Foco na forma e os pronomes objeto em inglês e espanhol (l3) : propostas de unidades didáticas de produção oral e escrita para aprendizes brasileiros
(2019) [Thesis]Aprender mais de uma LE é uma experiência que traz vantagens comunicativas, cognitivas e culturais, pois multilíngues apresentam uma melhor memória de curto prazo do que monolíngues (BLANK; ZIMMER, 2009) e tendem a ser ... -
A formação de professores de inglês no estágio curricular supervisionado
(2021) [Thesis]O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório, no qual o aluno-professor realiza a prática pedagógica em escolas regulares de educação básica em sua área profissional, sob a responsabilidade de um professor ...