A influência da liderança no alcance de metas da agência porto alegrense do Banco dos Brasileiros
Fecha
2011Co-director
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente trabalho busca analisar a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência Porto Alegrense – RS do Banco dos Brasileiros. Entende-se que influenciar, incentivar ou estimular os funcionários para atingirem os objetivos estratégicos propostos pelo Banco, agregando valor não só à organização, como também aos próprios funcionários, pode não ser uma tarefa muito fácil. Toda agência bancária possui desafios a serem superados, os quais são compostos pelas metas que cada uma ...
O presente trabalho busca analisar a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência Porto Alegrense – RS do Banco dos Brasileiros. Entende-se que influenciar, incentivar ou estimular os funcionários para atingirem os objetivos estratégicos propostos pelo Banco, agregando valor não só à organização, como também aos próprios funcionários, pode não ser uma tarefa muito fácil. Toda agência bancária possui desafios a serem superados, os quais são compostos pelas metas que cada uma delas deverá alcançar no final de um determinado período. Para que os funcionários se sintam incentivados e motivados a atingirem tais metas, o líder tem um papel importante. Assim sendo, no referencial teórico buscou-se trazer contribuições de autores de renome junto à vasta literatura especializada existente em torno do tema. Para isso conceituou-se liderança e comentou-se acerca das principais teorias sobre liderança. A seguir, conceituou-se motivação e colocou-se as mais importantes teorias a respeito de motivação. Como método de pesquisa utilizou-se o estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Para que se atingisse o objetivo proposto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da agência investigada e, também, foi feita pesquisa documental. As respostas apresentadas aos questionamentos propostos foram compiladas e analisadas de acordo com o referencial teórico. Os resultados encontrados apontam para a preferência do grupo, em termos motivacionais, por um estilo de liderança que compartilhe a busca pelo alcance de metas, indicando a aproximação de um estilo Democrático de liderança, bem como características do estilo de líder Situacional, o qual agiria em conformidade com o perfil de cada liderado, tendo mais de uma forma de liderar e, ainda um estilo de liderança Carismática, onde o líder ao mesmo tempo em que comunica esperar um alto desempenho de seus liderados, acredita na capacidade dos mesmos, gerando desta forma autoestima e autoconfiança no grupo. Ao analisar-se a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência percebeu-se um decréscimo, nos períodos nos quais o estilo do líder aproximava-se do Autocrático, com características dominadoras e com ênfase somente no líder, desencadeando, desta forma, desmotivação e desânimo nos funcionários. Identificou-se ainda que a atuação do atual líder, com um estilo mais voltado à preferência dos funcionários, coincide com o período onde o alcance de metas da Agência começou a apresentar crescimento. Assim, em consequência da atuação do atual líder, é possível acreditar-se na continuidade da melhoria dos resultados da Agência, ficando evidenciada a relevância da liderança e a influência que o estilo de liderança causa nos liderados na busca pelo alcance de metas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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