Show simple item record

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorAgustini, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2013-11-19T01:47:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/80657pt_BR
dc.description.abstractO cartão de crédito está sendo cada vez mais utilizado, substituindo gradativamente o uso de cédulas, moedas e cheques nas transações entre compradores e vendedores. As Instituições financeiras, bancos e muitas lojas oferecem a seus clientes cartões com múltiplas funções e que podem ser utilizados pelos consumidores na compra de um grande número de bens e serviços. A ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (2011) apresenta dados estatísticos que demonstram o crescimento do mercado de cartões. Com base neste mercado, que está em constante crescimento, as Instituições financeiras desenvolvem cartões destinados a atender e fidelizar seus clientes. No presente trabalho, destacam-se os cartões para o segmento de clientes de Alta renda Private, um público multi-bancarizado e com potencial de consumo elevado, e por isso mesmo público alvo de estratégias de marketing. Este trabalho buscou formular um Plano de marketing para auxiliar a aumentar a utilização de cartão de crédito numa base de clientes Private de uma Instituição Financeira. Para a coleta de dados, foram utilizadas pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade semi-estruturadas. Com base nas pesquisas realizadas, foi estruturado o Plano de marketing, as questões estratégicas e propostos três planos de ação. Verificou-se que para aumentar a utilização de cartão de crédito, os gerentes devem divulgar para todos seus clientes os benefícios e as vantagens da utilização do cartão, e estes contatos devem ser feitos de forma sistemática e regular para cada cliente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.subjectInstituição financeirapt_BR
dc.titlePlano de marketing o cartão de crédito no segmento privatept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEsteves, Priscila Silvapt_BR
dc.identifier.nrb000900368pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeirospt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record