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dc.contributor.advisorAlves, Caleb Fariapt_BR
dc.contributor.authorMuniagurria, Lorena Avellar dept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8045pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi analisar trabalhos de mediação levados a cabo em exposições de artes visuais na cidade de Porto Alegre/RS entre 2003 e 2005. A figura do mediador, tradicionalmente pensada como o “guia” que conduz um grupo de visitantes em uma exposição, tem ganhado maior visibilidade em nosso país com a recente proliferação de eventos artísticos destinados a públicos massivos e leigos em arte. A partir de etnografias de cursos de formação de mediadores e dos trabalhos das equipes de mediação de três importantes instituições culturais da cena artística local – 4.ª e 5.ª Bienal do Mercosul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e Santander Cultural – mostro como, apesar de não existir um modelo único, existe sim um entendimento geral de o que deve ser uma ação tal, assim como há um conjunto freqüente de recursos e técnicas disponíveis ao mediador para realizar sua tarefa de aproximar o público da arte. Mostro também que este entendimento geral de mediação articula-se com a narrativa dominante nos espaços pesquisados: a narrativa própria à arte contemporânea. Diversos valores, noções e referências da arte contemporânea se constituem enquanto princípios do que se entende atualmente por mediação, em contraposição à figura tradicional do “guia”. Pesquisar ações de mediação realizadas no cenário artístico contemporâneo foi um modo de discutir questões amplas próprias a este cenário – tais como as concepções de arte, fruição etc. – a partir de casos concretos e específicos.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyse mediation work carried out in visual art expositions in Porto Alegre City between 2003 and 2005. The figure of mediator, thought traditionally as a “guide” which leads groups of visitors in an exposition has gained more visibility in our country, because of recently increasing artistic events addressed to big and layman public in arts. Through ethnographies of mediators formation courses and activities of mediation teams in three important local culture institutions – 4th and 5th Bienal do Mercosul, Museu de Arte Rio do Grande do Sul Ado Malagoli and Santander Cultural – we can show the existence of a general understanding of how these actions should be, although there´s no a single model of initiative, as well as there is always a set of resources and techniques available to the mediator to make public closer to art. We show also that this general understanding of mediation links to prevailing narrative in institutions analysed: narrative peculiar to contemporary art. Many values, notions and references of contemporary art constitute themselves as principles of what is currently thought as mediation, in opposition to traditional figure of the guide. To research activities of mediation carried out in contemporary artistic scenario was a way to discuss broad issues particular to this context – as conceptions of art, pleasure etc. – through real and specific examples.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediation/monitoryen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectAnthropology of arten
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectEducational actions in expositionsen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArt-educationen
dc.title"Ganhar o olhar" : estudo antropológico de ações de mediação em exposições de artes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000566104pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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