Contribuições do design editorial para a alfabetização infantil
Fecha
2012Otro título
Editorial design's contributions for children's literacy
Materia
Resumo
Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informaç ...
Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis. ...
Abstract
This paper presents the methodology and the results of a survey developed with children aged six to seven years in a public school, in order to identify which items in Editorial Design (such as typography, layout, format and ergonomy, techniques and styles of illustration) are most appropriate to stimulate children's interest in books and to encourage the acquisition of reading skills from the earliest years of life. Aiming this objective, the present survey gathers information regarding the pr ...
This paper presents the methodology and the results of a survey developed with children aged six to seven years in a public school, in order to identify which items in Editorial Design (such as typography, layout, format and ergonomy, techniques and styles of illustration) are most appropriate to stimulate children's interest in books and to encourage the acquisition of reading skills from the earliest years of life. Aiming this objective, the present survey gathers information regarding the preferences and the habits when it comes to children's reading - relevant data for the future development of a series of children’s books. ...
En
InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n. 1 (2012), p. 45-51
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39559)Ciencias Sociales Aplicadas (4004)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License