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    • Ações poéticas : a performance como ruptura de limites e plasticidade do tempo 

      Rocha, Viviane Moura da (2009) [Tesis]
      Estudo da performance presencial no campo das artes visuais, a partir da análise e interpretação dos efeitos, práticos e teóricos, dos fenômenos estéticos informe e efêmero na produção de sentido e significado de algumas ...
    • Congelar, derreter e quebrar : o estado de presença do corpo em movimento 

      Eick, Ana Carolina Peixoto (2023) [Tesis de maestría]
      Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre a participação dos conceitos "congelar", "derreter" e "quebrar" na metodologia poética empregada para a criação de videoperformances e pinturas produzidas entre 2020 e 2022. ...
    • Corpo, fenômeno e manifestação : performance 

      Paludo, Luciana (2006) [Tesis de maestría]
      Corpo, Fenômeno e Manifestação: Performance é uma pesquisa em Poéticas Visuais onde convergem questões de um processo artístico de performance, respaldado por uma prática intensa na dança, experimentações, apresentações, ...
    • Do ritimifiqueitor ao remiquistifiqueitor : trânsitos entre a materialidade e a imaterialidade 

      Machado, João Carlos (2012) [Tesis]
      A pesquisa parte da investigação sobre as relações entre música, sonoridade e artes visuais presentes numa produção plástica que lança mão de linguagens e meios distintos, envolvendo aparelhos sonoros e composições em vídeo ...
    • [Infra]ções (extra)ordinárias : potências do instante-performance 

      Bakos, Fernando (2019) [Tesis]
      [InFRA]ÇÕES (extra)ORDINÁRIAS - Potências do instante-performance apresenta o pensamento resultante de uma pesquisa em Poéticas Visuais que articula prática artística à reflexão teórica, ambos considerados em igual importância ...
    • Joia de artista : potencialidade e experiência na obra de Maria Ivone dos Santos 

      Goldenfum, Débora Maltz (2023) [Tesis de maestría]
      Esta dissertação apresenta parte da produção das joias da artista Maria Ivone dos Santos (1958) através da análise de sua potencialidade e da experiência com o espectador. Entre 1987 e 1994, a artista desenvolveu na França ...
    • Objetos para ação 

      Rossini, Elcio Gimenez (2005) [Tesis de maestría]
      Objetos para ação investiga um conjunto de objetos criados especialmente para existirem associados ao movimento do corpo, distribuídos em quatro séries realizadas entre 2003 e 2004: Infláveis, Andadores, Trama e Ora bolas. ...
    • Performance como tática embriagante 

      Borba, Carla Dias de (2021) [Tesis]
      A pesquisa Performance como tática embriagante apresenta-se como um espaço de discussão e debate sobre o processo de criação dos trabalhos 7 Cabeças (2003-2018), Espaço de Conflito (2016-2018) e Partituras de um Duelo ...
    • Performance - imagem : o corpo como processo de arquivamento, sedimentação e devir 

      Borba, Carla (2012) [Tesis de maestría]
      A performance e seus desdobramentos nas linguagens fotográfica e videográfica é o tema deste estudo, elaborado a partir do processo criativo da autora, desenvolvido entre os anos de 2010 e 2012. A relação entre o ato de ...
    • Rastro performativo : vestígios das ações como potências do corpo 

      Oliveira, Andressa Cantergiani Fagundes de (2021) [Tesis]
      A presente pesquisa analisa, por meio da hipótese do rastro performativo, as potências do corpo, aces sando documentos e vestígios performativos de trabalhos realizados ao vivo (presencialmente), além de seus desdobramentos ...
    • Rock my art : ou O novo esteticismo de Porquê choras? ou O dia em que Eduk entrou para a história da arte 

      Felipe, Leonardo Azevedo (2013) [Tesis de maestría]
      A partir do estudo de um caso específico – a performance Porquê Choras?, de Rogério Nazari e Telmo Lanes, ocorrida em 14 de agosto de 1985, em Porto Alegre, e que contou com a participação do grupo de rock Defalla – este ...
    • O salto, a queda e a ruína : poéticas do fracasso em Guilherme Peters 

      Cupertino, Pedro (2019) [Tesis de maestría]
      A presente pesquisa busca analisar e compreender as potencialidades do fracasso a partir das performances do artista Guilherme Peters. Examinando obras realizadas por ele entre os anos de 2008 e 2016, sempre com o uso de ...
    • As superfícies que se conhecem são as que se aproximam : um diálogo tátil entre corpo e matéria 

      Ribeiro, Manoela de Barros Barbosa Furtado (2019) [Tesis de maestría]
      As superfícies que se conhecem são as que se aproximam: um diálogo tátil entre corpo e matéria é a pesquisa de um processo artístico que contempla uma produção de foto e videoperformances e instalações, desenvolvida entre ...
    • Tarefas : uma estratégia para criação de performances 

      Rossini, Elcio Gimenez (2011) [Tesis]
      Tarefas: uma estratégia para criação de performances é uma pesquisa em poéticas visuais que teve origem no processo de criação de Figuras e Fantasmas e nos desdobramentos que as apresentações públicas desta performance ...
    • Tempo como matéria, tarefa como possibilidade : música improvisada e imagens-despojo 

      Dable, Guilherme Figueras (2012) [Tesis de maestría]
      Esta dissertação pretende analisar as estratégias de trabalho utilizadas na série Tacet, produzida pelo autor. Através de uma performance de improvisação musical livre onde se utiliza instrumentos preparados, são gerados ...
    • Vermelejar : inserções poéticas de um corpo-cor na cidade 

      Rombaldi, Marina Costamilan (2021) [Tesis de maestría]
      Vermelejar: inserções poéticas de um corpo-cor na cidade é uma pesquisa em Poéticas Visuais, que compreende uma série de ações performa tivas e intervenções urbanas realizadas em Porto Alegre e em Caxias do Sul. A autora ...