Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inov ...
O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação (chatterbots) afetivos com conhecimento em áreas específicas. Priorizamos chatterbots que estão baseados no papel do tutor presencial em cursos à distância e do tutor presencial em cursos presenciais e motivado pelo crescimento do uso e desenvolvimento das tecnologias inovadoras nos cursos EAD. O uso desta tecnologia visa, entre outras aplicações, evitar a evasão dos alunos nessa modalidade de ensino. ...
Abstract
The present work aims at the analysis of artificial intelligence techniques for application in education, specifically in the area of tutoring with the use of intelligent tutors in the form of afective chatterbots with knowledges in specifical fields. We prioritize chatterbots based on the presencial tutor´s paper in learning distance courses and presencial tutor in presencial courses and motivated by the growing of use and development of innovative technologies at the learning distance courses ...
The present work aims at the analysis of artificial intelligence techniques for application in education, specifically in the area of tutoring with the use of intelligent tutors in the form of afective chatterbots with knowledges in specifical fields. We prioritize chatterbots based on the presencial tutor´s paper in learning distance courses and presencial tutor in presencial courses and motivated by the growing of use and development of innovative technologies at the learning distance courses. The use of this technology aims, among others applications, to prevent the escape of students in this teaching method. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License