O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
View/ Open
Date
2011Author
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, on ...
O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License