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dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorSlongo, Giana Ritapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-17T01:49:38Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79372pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa a formação do preço de venda dos produtos industrializados, valendo-se, para tanto, da utilização de uma abordagem contábil. Destarte, trata-se de um estudo descritivo e explicativo que visa o entendimento, a partir de uma revisão bibliográfica, da importância dos elementos contábeis na precificação dos produtos. Dessa forma, inicialmente, o trabalho prima pela contextualização da importância do assunto e, em seguida, realiza uma revisão conceitual dos principais elementos envolvidos com o tema. Para trazer uma maior simplicidade ao assunto, descrevem-se brevemente os vínculos que o mesmo possui com os métodos de custeio – absorção, variável e ABC –, apresentando, igualmente, as principais maneiras de se elaborar a formação do preço de venda – tais como, as regras do Mark-up, da margem do lucro e do retorno sobre o investimento –, e essas são explicadas através da resolução de um exemplo hipotético que estabelece como método de custeio, o custeio por absorção. Percebe-se ao final do artigo que a formação do preço de venda através da margem sobre o lucro e do Mark-up podem ser comparadas diretamente entre si e, que a do retorno sobre o investimento necessita ainda de outras ponderações – pois remete a questões distintas dos demais métodos –, como por exemplo, a avaliação da eficiência dos investimentos realizados, concluindo-se se vale a pena aplicar os recursos na empresa ou realizar outras aplicações financeiras.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyses the formation of the selling price of industrialized products, to do it so, it was used an accounting approach. Thus, it’s a descriptive and explanatory study which seeks the understanding, given the literature review, of the importance of the accounting elements in the pricing of products. This way, for starters, the study relies on the contextualization of the importance on the matter and, furthermore, it does a concept review of the main elements involved with the subject. To bring more simplicity to the subject, the links that the latter has with the cost methods – absorption, variable and ABC - are described, presenting, later, the main ways to calculate the selling price – such as, Mark-up rules, the contribution margin and return on the investment -, and these are explained through the resolution of a hypothetical exemplary exercise that establishes the absorption cost as a costing method. At the end of this article is possible to realize that the formation of the selling price through the profit margin and the mark-up can be compared directly with each other and, that the return on the investment requires other considerations – because it has related topics with the other methods –, for example, the evaluation of the efficiency of the investments realized, to get to the conclusion if it is worth it invest the resources in the company or do other financial investment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectCost-accountingen
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectPricingen
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectMark-upen
dc.subjectMarginen
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectReturn on the investmenten
dc.titleA formação do preço de venda dos produtos industrializadospt_BR
dc.title.alternativeThe formation of the selling price of industrialized products en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000897881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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