Show simple item record

dc.contributor.authorSkliar, Carlos Bernardopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-17T01:49:19Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0101-7330pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79340pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem a pretensão de conversar com o livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière, mas não o de resenhá-lo, quer dizer, não o de dar explicações sobre o seu conteúdo e sobre as suas tanto prováveis quanto improváveis finalidades educativas. Para tal objetivo, resgato a leitura de alguns dos princípios filosóficos – dentre eles: a inversão da lógica da explicação, o malefício da compreensão, a pedagogia como tradução e contra-tradução, e a lição do poeta – os quais, como dissonâncias pedagógicas, parecem ter caracterizado a aventura e a experiência intelectual de Joseph Jacotot, um pedagogo francês do início do século XIX.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to dialogue with Jacques Ranciere’s The ignorant schoolmaster. It does not aim to review it, nor to give explanations concerning its content and its both probable and improbable educational goals. With this as my aim, I rescue some philosophical principles (an inversion of the logic of explanation, the maleficity of comprehension, translation and counter-translation, the lesson of the poet) that, like other pedagogical dissonance, characterize the pedagogical adventure of a French pedagogue at the beginning of XIX century-Joseph Jacotot.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 24, n. 82 (abr. 2003), p. 229-240pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExplicaçãopt_BR
dc.subjectExplanationen
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectComprehensionen
dc.subjectDiminutionen
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectJacotot, Josephpt_BR
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectRancière, Jacquespt_BR
dc.titleJacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimistapt_BR
dc.title.alternativeJacotot/rancière or the incredible dissonance of a (fortunately) pessimistic pedagogy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000367452pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record