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dc.contributor.advisorAraujo, Jorge Paulo dept_BR
dc.contributor.authorBoff, Felipe de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2013-10-16T01:49:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79237pt_BR
dc.description.abstractThis work reviews the very brief history of the software industry, dividing it into three types of products — software contractors, corporate software products, and massmarket software. Here I demonstrate that mass-market software producers face an oligopolistic market, and I ask whether static oligopoly theory is suitable to analyse behaviour of firms when producing an operating system. Therefore, throughout this work, I formally analyse the strategic competition for market share, concerning three touchstone models of oligopoly theory— Cournot, Bertrand, and Stackelberg’s. Google, Apple, and Microsoft produced, in the early 21st century, mobile operating systems that are perfect substitutes. However, in their advertisements, these three giant mass-market software producers signalise their products as dissimilar. This work demonstrates that the core functions and performance of these operating systems are indeed very alike, and that consumers make purchase decisions considering the perceived quality as a variable of choice. With these results, I describe hypothetical strategic behaviour of the producers and their unfolding results.en
dc.description.abstractEste trabalho analisa uma breve história da indústria de software dividindo-a em três tipos de empresas — desenvolvedoras de custom-software, desenvolvedores de software corporativo e desenvolvedores de software de mercado de massa. Será demonstrado, neste trabalho, que os produtores de software de mercado de massa enfrentam uma estrutura de mercado oligopolista. O problema de pesquisa abordado consiste em perguntar se a teoria estática de oligopólio é adequada para analisar o comportamento das empresas que produzem um sistema operacional. Portanto, ao longo deste trabalho, é formalmente analisada a competição estratégica a partir de três modelos referência na teoria do oligopólio— Cournot, Bertrand e Stackelberg. Google, Apple e Microsoft produzem, no início do século 21, sistemas operacionais que são substitutos perfeitos. No entanto, no mundo real, estes três gigantes produtores de software de mercado de massa sinalizam seus produtos como diferentes. Este trabalho demonstra que as principais funções e desempenho dos referidos sistemas operacionais são realmente muito parecidos. Além disso, encontra-se que os consumidores compram estes produtos utilizando como variável de escolha—a qualidade percebida. Finalmente, considerando o conjunto de estratégias dos produtores demonstrar-se-á resultados que emergem de tais escolhas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria de softwarept_BR
dc.subjectCournot duopolyen
dc.subjectBertrand and stackelbergen
dc.subjectOligopóliopt_BR
dc.subjectOligopolyen
dc.subjectSoftware industryen
dc.subjectC7en
dc.subjectC72en
dc.subjectD2en
dc.subjectD23en
dc.subjectLen
dc.subjectL12en
dc.subjectL13en
dc.subjectL15en
dc.titleGoogle, Apple and Microsoft : study of competitive strategies in the early 21st century software industrypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900947pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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