Show simple item record

dc.contributor.advisorMenasche, Renatapt_BR
dc.contributor.authorBeber, Ana Maria Costapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-15T01:49:14Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79116pt_BR
dc.description.abstractA partir da observação das práticas alimentares, entendidas enquanto constituintes de patrimônio familiar e como produto de consumo no turismo rural, esta tese analisa mudanças socioculturais em contexto de interação entre visitantes e visitados. Essas mudanças são entendidas a partir da noção de hibridismo cultural, que se realiza quando costumes herdados da população receptora tornam-se também produto de consumo para o turista, ou seja, quando ocorre a interação entre visitantes e visitados, situação de culturas em contato. Ainda, o espaço rural é aqui entendido como um rural plural, na perspectiva da multifuncionalidade. É nesse quadro que se coloca como objetivo apreender, a partir da observação das práticas alimentares, as percepções do rural e as mudanças nos modos de vida de famílias rurais em contexto de interação com turistas. Os dados empíricos foram obtidos por meio de pesquisa etnográfica, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas. O olhar concentrou-se na família proprietária da Pousada Fazenda do Amor e em duas famílias vizinhas, que mantêm com a primeira, além de elo de parentesco, relações de compra, venda e troca de alimentos servidos na pousada. A análise dos dados permitiu a discussão sobre as mudanças nos modos de vida a partir da inter-relação entre familiares da Pousada Fazenda do Amor e turistas. Assim, os resultados são discutidos a partir de três formas de classificação das práticas alimentares no estabelecimento: a comida turística, a comida da cidade e a comida nossa. Ainda, a comida é entendida como patrimônio familiar e produto de consumo, capaz de criar laços entre os próprios familiares e entre os turistas, mas, também, distinção entre eles, marcando a posição dos sujeitos no encontro turístico.pt_BR
dc.description.abstractFrom the observations of food consumption practices, being these considered as part of familial heritage and as consumption produces for rural tourism, this thesis analyses socio-cultural changes in the interaction context of visitors and hosts. These changes are comprehended based on the concept of cultural hybridism, which occurs when inherited customs of host population also become consumption produce for tourists, that is, when there is an interaction between visitors and hosts, a situation of cultures in contact. Yet, rural area is understood here as plural, in a multi functional perspective. It is in this situation that the aim is to understand, from the observation of food consumption practices, the perceptions of rural and the changes in lifestyle of rural families in the context of tourist interaction. The empirical data were taken from ethnographic research, making use of participant observations and semi structured interviews. The main focus was on the family, who owns the Fazenda do Amor Inn and on two other neighbor families, which keep with the first, besides kinship; purchasing, selling and exchange of the food served in the inn. The data analysis enabled a discussion about changes in the lifestyle from the interrelation between the family of Fazenda do Amor Inn and tourists. Thus, the results are discussed based on three categories related to the food consumption practices there; touristic food, city food and their own food. Moreover, food is considered familial heritage and also as a consumption produce which can not only straighten ties among kinship and among tourists, but can also be used as a distinction, highlighting the position of subjects in touristic gathering.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocio-cultural changesen
dc.subjectAlimentação : Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectCulinária regionalpt_BR
dc.subjectCultural gatheringsen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectCountrysidecity relationshipsen
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectNourishmenten
dc.subjectRural developmenten
dc.titleTurismo rural, modos de vida em mudança e percepções do rural : um estudo a partir das práticas alimentares de famílias rurais em contexto de interação com turistaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000896927pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record