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dc.contributor.advisorCarboni, Florencept_BR
dc.contributor.authorReis, Ânia Dóris dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-10-12T01:52:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79056pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz uma reflexão sobre o “ensino” da língua materna. Parte da realidade em sala de aula, constatada pela própria autora, e problematiza a questão da instituição escolar, bem como seus profissionais. Discute a questão da autonomia dos alunos dentro e fora do ambiente escolar, revelando que a escola pode e deve promover a prática da cidadania, estimulando os alunos a pensarem sobre si e sobre sua realidade, com autonomia. A formação da consciência e a constituição do sujeito através da linguagem são temas abordados, embasados na dialógica interacionista de Bakhtin e no construtivismo sócio-cultural de Vigotsky. A questão do “ensino” da língua materna é tratada na última parte, na qual são analisadas questões pertinentes ao assunto e os elementos importantes que uma aula de língua materna deve ter: dialogismo, textos relevantes tanto em sua estrutura quanto na sua funcionalidade, reflexão da língua como um constructo social, análises das variantes linguísticas e das situações nas quais elas podem ser usadas, leituras, escrita e reescrita.pt_BR
dc.description.abstractQuesto lavoro presenta una riflessione sull’insegnamento della lingua materna. Si parte dalla realtà della classe, osservata dalla stessa autrice, e si problematizza la questione della scuola con i suoi professionali. Il lavoro focalizza soprattutto l’autonomia dell’alunno, dentro e fuori dalla scuola, mettendo in evidenza il fatto che la scuola può e deve promuovere una pratica cittadina, stimolando gli alunni a riflettere con autonomia, su se stessi e sulla realtà che li circonda. Inoltre vengono abordati temi come la formazione della coscienza e la costituzione dell’essere umano attraverso il linguaggio, partendo dal dialogismo interazionista di Bakhtin e dal costruttivismo socioculturale di Vigotsky. La problematica dell’insegnamento della lingua materna viene trattata nell’ultima parte, dove sono analizzate altre questioni ivi vincolate nonché elementi rilevanti che la lezione di lingua materna deve possedere, come il dialogismo; testi significativi sia nella loro struttura sia nella loro funzionalità; la riflessione sulla lingua inquanto costrutto sociale; lavoro sulle varietà linguistiche e sulle situazioni di comunicazione in cui vengono usate; lettura, scrittura e riscrittura.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (italiano)pt_BR
dc.subjectInsegnamentoit
dc.subjectLingua maternait
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectCittadinanzait
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectAutonomiait
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectProduzione testualeit
dc.title“A gente não sabe falar português, imagina escrever" : uma reflexão sobre o ensino da língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000901099pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Italiano: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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