O ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolar
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma o conceito de educomunicação, em todos os seus aspectos, está sendo trabalhado em uma escola pública de Porto Alegre que participa do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, da Secretaria de Educação do município. Paralelo a isso, parte da análise propõe averiguar como as práticas educomunicativas interferem e auxiliam no ensino da Língua Portuguesa. A metodologia de pesquisa utilizada para coleta de dados envolve entrevistas com alunos, ...
Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma o conceito de educomunicação, em todos os seus aspectos, está sendo trabalhado em uma escola pública de Porto Alegre que participa do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, da Secretaria de Educação do município. Paralelo a isso, parte da análise propõe averiguar como as práticas educomunicativas interferem e auxiliam no ensino da Língua Portuguesa. A metodologia de pesquisa utilizada para coleta de dados envolve entrevistas com alunos, professores e pessoas ligadas à gestão da escola, além de observações e análise de material produzido. A educomunicação abrange várias práticas que podem ser utilizadas dentro do ambiente escolar para maximizar a aprendizagem e exercitar a cidadania dos estudantes. Pensando na melhoria da qualidade do ensino e das relações entre todos que fazem parte da comunidade educativa justifica-se a atenção dada a este tema. A partir disso torna-se importante conferir se a educomunicação está sendo praticada da forma mais adequada visando alcançar os objetivos a que ela se propõe. Para dar suporte às bases que norteiam o conceito de educomunicação - conceito este calcado nas ideias de Ismar Soares - e orientam a pesquisa foram usados como apoio desse estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a teoria epistemológica de Jean Piaget. Após a explicitação da fundamentação teórica e da metodologia utilizada, o trabalho expõe os resultados da pesquisa feita na escola referida anteriormente, buscando demonstrar as reais implicações que as práticas educomunicativas geram na vida escolar dos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License