Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorLima, Célia Fonsêca dept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:11:03Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7878pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo detectar as funcionalidades e características das tecnologias da informação e comunicação (TICs), em particular o computador, com seus recursos (softwares), para apoiar a aprendizagem em um contexto de projetos de aprendizagem, na percepção dos alunos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma fundamentação teórica relativa às questões do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos, em especial, projetos de aprendizagem, numa visão da Abordagem Construtivista/Interacionista. Uma pesquisa-ação aplicando a pedagogia projetos de aprendizagem experimentando os recursos do computador (softwares) foi desenvolvida indicando quais as funcionalidades e características mais relevantes para apoiar a aprendizagem, entendida como processo em construção de conhecimentos. Inicialmente se fez necessário detectar “como” as TICs, em particular o computador, deram apoio e condição à aprendizagem, para só então, poder concluir que, realmente o computador com seus recursos (softwares) auxilia a aprendizagem orientada a pedagogia projetos de aprendizagem e que suas funcionalidades e características possibilitaram ações desencadeadoras de interações que proporcionaram aos alunos uma nova forma de compreender, desenvolver e construir conhecimento. Mas, a análise confirmou que o computador por si só, não é suficiente para auxiliar o processo. Depende de atividades integradoras que promovam a aprendizagem, e de um professor assumindo um papel mediador no processo, preparado para desafiar, desequilibrar o aluno, criando situações de aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiaget, Jean 1896-1980pt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware educativopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000559535pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples