Show simple item record

dc.contributor.advisorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.contributor.authorDelgado, Pedro Omar Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-09T01:48:24Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78758pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de construir uma reflexão acerca do processo de corporificação de personagens transgêneros e das construções teatrais de um ator homossexual a partir de seu corpo cotidiano (conjugado). Para tanto, escolhi investigar os processos de criação teatral e de construção corporal de alguns personagens interpretados pelo ator João Carlos Castanha. Os corpos criados por esse ator ganham carne a partir de pedaços de corpos masculinos e femininos que resultam em corpos estéticos de sexualidade e gênero híbridos. Diante disso, desenvolvi uma pesquisa embasada em referencias teóricos que subsidiam a Teoria Queer, aliados a procedimentos metodológicos oriundos da pesquisa qualitativa. Assim, utilizei fontes impressas, imagéticas, entrevistas e observações durante a prática do trabalho do ator. Esse trabalho resulta de uma necessidade particular de me aproximar e de compreender essas construções corpóreas que acontecem em zonas periféricas num devir-teatral. Zonas essas que se constituem fora dos padrões dos gêneros masculino e feminino.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to build a reflection on the embodiment process of transgender characters and theatrical constructions of a gay actor from his real life body (conjugate). Therefore, I chose to investigate the working process and body constructions of the characters played by actor João Carlos Castanha. The bodies created by this actor gain flesh from pieces of male and female bodies that result in hybrid sexuality and gender aesthetics bodies. Therefore, I have chosen to develop a research grounded in theoretical and methodological references of qualitative research, as well as the thought that subsidizes Queer Theory. So, I made use of printed sources, imagery, interviews and observations during the practice of that actor's work. Therefore, this paper is the result of a particular need for the researcher to approach these body constructions that occur in peripheral areas in a becoming theater. Thus, those areas are constituted outside the standards of male and female bodies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpo (Teatro)pt_BR
dc.subjectTheatrical aestheticsen
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectCastanha, João Carlospt_BR
dc.subjectActor’s bodyen
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectPerformativityen
dc.subjectCorpo do atorpt_BR
dc.subjectDeviant bodiesen
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectEstetica : Teatropt_BR
dc.subjectCorpos desviantespt_BR
dc.titleMoldar a carne : a queerização do corpo no teatro de João Carlos Castanhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record