A vida e o trabalho profissional dos professores : um estudo de caso no município de Bom Retiro do Sul/RS
dc.contributor.advisor | Mouriño Mosquera, Juan José | pt_BR |
dc.contributor.author | Köhler, Claudia Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:10:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/7866 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo sobre a vida e o trabalho profissional dos professores que desenvolveram sua prática pedagógica no ano de 2005, no Colégio Estadual Jacob Arnt, município de Bom Retiro do sul/RS, aborda como os principais aspectos da vida e do trabalho profissional desse grupo de professores se desenvolveram no contexto municipal, estadual e nacional, de que forma estão relacionados com as políticas educacionais brasileiras e como ocorreu o desenvolvimento das contradições no trabalho profissional desses professores, especialmente aquelas que se relacionam à formação e desempenho profissional. Esse é um estudo de caso que é a análise de um fenômeno em profundidade e sua natureza é qualitativa, com uma abordagem com base teórica no materialismo histórico e dialético e na economia política. Os objetivos propostos nesse estudo se referem ao conhecimento dos principais aspectos da vida e do trabalho profissional dos professores que desenvolveram sua prática pedagógica no CEJA – BRS/RS, no ano de 2005, do desenvolvimento histórico desses aspectos, de sua relação com a legislação educacional e do desenvolvimento das contradições que se manifestam no trabalho profissional desses professores, especialmente aquelas relacionadas à formação e desempenho profissional; também está estabelecido, como segundo objetivo, trazer novos elementos para o debate sobre esse tema contribuindo para a melhoria de alguns aspectos da vida e do trabalho profissional dos professores. A hipótese principal que orientou o trabalho se refere ao condicionamento do trabalho profissional dos professores pela economia, considerando que o movimento histórico possibilita que na escola exista espaço onde outras formas de trabalho possam ser gestadas. O estudo permitiu perceber o professor comprometido com o ser humano, mas, através de um processo de trabalho, sobre o qual ele não tem controle e que é necessário à reprodução do modo de produção capitalista, e da legitimação no espaço da escola da cultura própria a esse processo, o professor coloca seu trabalho e seu conhecimento a serviço do capitalismo. Mas o trabalho do professor tem possibilidade de ser transformador, pois o movimento histórico do qual surge o condicionamento traz também possibilidades de transformação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Colégio Estadual Jacob Arnt. | pt_BR |
dc.subject | Bom Retiro do Sul (RS) | pt_BR |
dc.subject | Ensino público estadual | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | A vida e o trabalho profissional dos professores : um estudo de caso no município de Bom Retiro do Sul/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000559318 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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