Satisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os serviços de emergência possuem fragilidades na gestão e no atendimento aos usuários, justificando a necessidade de avaliação por meio de indicadores de qualidade. Um dos indicadores de qualidade é a satisfação dos usuários, que representa uma forma de medida que os prestadores de cuidados podem usar para entender as perspectivas dos usuários. Atrelado a esta medida está o atendimento de enfermagem, essencial para se avaliar a qualidade da assistência em serviços de saúde. Este estudo teve co ...
Os serviços de emergência possuem fragilidades na gestão e no atendimento aos usuários, justificando a necessidade de avaliação por meio de indicadores de qualidade. Um dos indicadores de qualidade é a satisfação dos usuários, que representa uma forma de medida que os prestadores de cuidados podem usar para entender as perspectivas dos usuários. Atrelado a esta medida está o atendimento de enfermagem, essencial para se avaliar a qualidade da assistência em serviços de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem recebidos em um serviço de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A amostra foi constituída de 250 usuários maiores de 18 anos, que permaneceram mais de seis horas em um Serviço de Emergência (SE) de um hospital universitário da região sul do Brasil. Utilizou-se para coleta de dados uma ficha de identificação com dados coletados em prontuário eletrônico e o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), validado para a cultura brasileira. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos apontam bom nível de satisfação dos usuários com os cuidados de enfermagem, sendo a maior média relacionada ao domínio técnico-profissional, seguido do domínio educacional. Identificou-se que a satisfação foi significativamente associada à idade e à sala onde o usuário se encontrava. A satisfação foi inversamente correlacionada à escolaridade e ao tempo de permanência no serviço. Variáveis de sexo, classificação de risco e quantidade de atendimentos no serviço de emergência no último ano não tiveram influências significativas na satisfação dos usuários. Destaca-se a importância do enfermeiro conhecer a satisfação do paciente bem como os fatores que influenciam o seu nível de satisfação. Os resultados podem contribuir para planejar e implementar cuidados de enfermagem com qualidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1125)
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