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dc.contributor.advisorLima, Maria Alice Dias da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLevandovski, Patricia Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2013-09-27T01:48:37Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78415pt_BR
dc.description.abstractOs serviços de emergência possuem fragilidades na gestão e no atendimento aos usuários, justificando a necessidade de avaliação por meio de indicadores de qualidade. Um dos indicadores de qualidade é a satisfação dos usuários, que representa uma forma de medida que os prestadores de cuidados podem usar para entender as perspectivas dos usuários. Atrelado a esta medida está o atendimento de enfermagem, essencial para se avaliar a qualidade da assistência em serviços de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem recebidos em um serviço de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal. A amostra foi constituída de 250 usuários maiores de 18 anos, que permaneceram mais de seis horas em um Serviço de Emergência (SE) de um hospital universitário da região sul do Brasil. Utilizou-se para coleta de dados uma ficha de identificação com dados coletados em prontuário eletrônico e o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), validado para a cultura brasileira. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos apontam bom nível de satisfação dos usuários com os cuidados de enfermagem, sendo a maior média relacionada ao domínio técnico-profissional, seguido do domínio educacional. Identificou-se que a satisfação foi significativamente associada à idade e à sala onde o usuário se encontrava. A satisfação foi inversamente correlacionada à escolaridade e ao tempo de permanência no serviço. Variáveis de sexo, classificação de risco e quantidade de atendimentos no serviço de emergência no último ano não tiveram influências significativas na satisfação dos usuários. Destaca-se a importância do enfermeiro conhecer a satisfação do paciente bem como os fatores que influenciam o seu nível de satisfação. Os resultados podem contribuir para planejar e implementar cuidados de enfermagem com qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem em emergênciapt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectServiço hospitalar de emergênciapt_BR
dc.titleSatisfação dos usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000899148pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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