Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições
dc.contributor.advisor | Chaves, Celso Giannetti Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Laitano, Yanto dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:10:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/7799 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma reflexão sobre os aspectos técnicos e estéticos do processo de criação de um portfolio de composições. Esta reflexão está fundamentada nos trabalhos de Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) e Ilza Nogueira (2003). Os aspectos técnicos estão ligados aos procedimentos composicionais “paródia” e “relações de correspondência” e os aspectos estéticos referem-se às categorias estéticas “bizarro”, “cômico”, “fantástico” e “insólito”. Em todas as composições deste portfolio ocorrem esses procedimentos composicionais e categorias estéticas, em algumas composições mais, em outras menos. São realizadas reflexões sobre o processo composicional de cada uma das peças, individualmente, e, em seguida, considerações sobre como a “paródia”, as “relações de correspondência” e as categorias estéticas atuam em cada uma das composições. | pt |
dc.description.abstract | This work is a discussion on the technical and aesthetic aspects of the composition of a group of pieces. The discussion is based on works by Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) and Ilza Nogueira (2003). The technical aspects of the composition are related to the compositional procedures "parody" and "conformant relationships"; its aesthetic aspects are related to the aesthetic categories to it "bizarre", "comical", "fantastic" and "uncommon". Such procedures and aesthetic categories occur in the entire group of pieces, to various degrees of importance. A discussion is made on the composicional process of each individual piece followed by considerations on how "parody", "the conformant relationships" and aesthetical categories are integrated throughout the group of pieces. | en |
dc.format.mimetype | application/zip | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/zip | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/zip | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Composition | en |
dc.subject | Análise musical | pt_BR |
dc.subject | Contemporary music | en |
dc.subject | Música contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Composição musical | pt_BR |
dc.subject | Aesthetical categories | en |
dc.subject | Musical analysis | en |
dc.subject | Categorias estéticas : Música | pt_BR |
dc.title | Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000557173 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2874)Música (412)