A canção do desejo : da voz materna ao brincar com os sons, a função da música na estruturação psíquica do bebê e sua constituição como sujeito
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Data
2002Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga a função da música, enquanto atividade lúdica e elemento constitutivo da voz, na construção e consolidação dos laços mãe-bebê, ou cuidador-bebê, discutindo suas implicações na estruturação psíquica deste e sua constituição como sujeito. A pesquisa que lhe deu origem foi desenvolvida a partir de minha inserção em um projeto do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, denominado “Música para Bebês – os primeiros encontros com a música”, cujo obj ...
Este trabalho investiga a função da música, enquanto atividade lúdica e elemento constitutivo da voz, na construção e consolidação dos laços mãe-bebê, ou cuidador-bebê, discutindo suas implicações na estruturação psíquica deste e sua constituição como sujeito. A pesquisa que lhe deu origem foi desenvolvida a partir de minha inserção em um projeto do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, denominado “Música para Bebês – os primeiros encontros com a música”, cujo objetivo é a realização de atividades musicais com bebês de 0 a 24 meses e seus cuidadores, em grupos formados por aproximadamente 10 duplas, divididas de acordo com a faixa etária. Através de observações, gravações em vídeo dos encontros, depoimentos registrados em áudio, e instrumentos de avaliação aplicados aos participantes dos grupos, foram coletadas informações sobre a participação de 195 bebês, dos quais 8 foram mais detalhadamente enfocados neste trabalho a partir de entrevistas com seus cuidadores. Estas entrevistas, analisadas com base nos referenciais da Análise do Discurso francesa, Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Musical, e articuladas ao restante das informações coletadas, nos permitem observar a função lúdica, estruturante e mesmo preventiva das atividades musicais, quando desenvolvidas em um ambiente estruturado, bem como a importância da musicalidade da voz materna, que caracteriza o “manhês”, para a estruturação psíquica do bebê, permitindo sua inserção na linguagem e constituição como sujeito desejante. ...
Abstract
This essay investigates the role of music as ludic activity and constituent element of voice in the construction and consolidation of the relationship "mother - baby" or "caretaker - baby", evaluating its implications in the psychical structural part of him/her and his/her formation as subject. The research that originated it, was developed from my insertion in the project "Music for Babies - The first contacts with songs" of the Music Department of Universidade do Rio Grande do Sul, which obje ...
This essay investigates the role of music as ludic activity and constituent element of voice in the construction and consolidation of the relationship "mother - baby" or "caretaker - baby", evaluating its implications in the psychical structural part of him/her and his/her formation as subject. The research that originated it, was developed from my insertion in the project "Music for Babies - The first contacts with songs" of the Music Department of Universidade do Rio Grande do Sul, which objective was the development of musical activities with babies from 0 to 24 months and their caretakers, formed for about 10 couples, according to age. Having as fundamentals observations, video recordings of the meetings, testimony in audio, and evaluation tools applied to group participants, it was collected information on the participation of 195 babies, among which 8 were more detailed focused on through interviews with their caretakers. These interviews, analyzed based on the referential of French Discourse Analysis, Psychoanalysis, Psychology of Development and Musical Education, and jointly with all information collected, allow us to observe the ludic function, structural and even preventive of musical activities, when developed in structured environment, as well as the importance of the musicality of the mother´s voice, characterizing the "motherese", to the psychical structuring of the baby allowing his/her insertion in the language and his/her constituition as subject of the desire. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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