Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMiele, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorColdebella, Arleipt_BR
dc.contributor.authorWaquil, Paulo Dabdabpt_BR
dc.contributor.authorMiele, Albertopt_BR
dc.date.accessioned2013-09-11T01:45:50Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0103-9016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77906pt_BR
dc.description.abstractO processo de reestruturação internacional no setor de bebidas atingiu a vitivinicultura na década de 1990, alterando o seu panorama. Característico a esse período é o aumento da pressão competitiva, com impactos significativos em regiões como a dos países membros do Mercosul. Para apoiar as estratégias empresariais e as políticas públicas, o objetivo deste estudo foi identificar os segmentos de concorrência da vitivinicultura do Rio Grande do Sul e, de forma específica, propor uma tipologia das vinícolas gaúchas com base na literatura da Organização Industrial. Utilizaram-se os dados do Cadastro Vinícola do Rio Grande do Sul os quais foram submetidos à análise estatística multivariada, integrando análises de agrupamento e de componentes principais em um conjunto de 381 observações. Os resultados apontaram para a existência de dois fatores, um relacionado à escala e diversificação e o outro à qualidade dos produtos e da matéria-prima. A partir desses fatores, foram identificados seis grupos de vinícolas que podem ser denominados de segmentos de concorrência na vitivinicultura gaúcha. O grupo 1 se caracteriza pela qualidade e especialização; o 2, pela grande escala de produção e diversificação; o 3, pelo baixo valor agregado; o 4, pela micro escala de produção; e os grupos 5 e 6, pelo baixo valor agregado, pequena escala e especialização.pt_BR
dc.description.abstractThe international restructuring process in the beverage sector reached the winemaking business in the 1990s, changing its panorama. Increasing competitive pressure is a characteristic of this period with significant impact in regions such as the countries belonging to the Mercosul block. To support firm strategies and public policies, the goal of this study was to identify the competition segments in winemaking in Rio Grande do Sul, the southern state of Brazil, and in a specific form to propose a typology of wineries based on the Industrial Organization literature. The data used are from the State Wineries Data Bank of Rio Grande do Sul, which were submitted to multivariate statistical analysis, integrating a cluster and principal components analysis in a group of 381 observations. The results showed the existence of two factors, one related to scale and diversification, and the other related to the quality of the products and of the raw material. From these factors, six groups of wineries were identified that can be named segments of competition in winemaking. Group 1 is characterized by quality and specialization; group 2, by a large production scale and diversification; group 3, by a low added value; group 4, by a micro production scale; and groups 5 and 6, by a low added value, small scale, and specialization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofScientia agricola. Piracicaba. Vol. 64, n. 3 (maio/jun.2007), p. 227-234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectAgribusinessen
dc.subjectAgronegóciospt_BR
dc.subjectDiversificationen
dc.subjectVinhopt_BR
dc.subjectScaleen
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectTtypologyen
dc.subjectWineen
dc.titleSegments of competition in Brazilian wineriespt_BR
dc.title.alternativeSegmentos de competição em vinícolas do Sul do Brasil pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000639636pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem