Percepção dos funcionários de uma agência bancária sobre o programa de qualidade de vida no trabalho
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Date
2011Author
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Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Em tempos de diversidade e diferenciação, o capital humano passa a ser elemento fundamental das organizações, principalmente nas instituições financeiras bancárias. Os bancos investiram em tecnologia e reestruturaram o trabalho bancário. Atualmente, os bancários trabalham mais intensamente com sistemas de metas para a venda de produtos e serviços, com conseqüente interferência na qualidade de vida e no clima organizacional. As implicações dessa nova postura relacionam-se a diversos aspectos da ...
Em tempos de diversidade e diferenciação, o capital humano passa a ser elemento fundamental das organizações, principalmente nas instituições financeiras bancárias. Os bancos investiram em tecnologia e reestruturaram o trabalho bancário. Atualmente, os bancários trabalham mais intensamente com sistemas de metas para a venda de produtos e serviços, com conseqüente interferência na qualidade de vida e no clima organizacional. As implicações dessa nova postura relacionam-se a diversos aspectos da vida do indivíduo, pois exigem deste um perfil arrojado e flexível em todos os sentidos. Diante dessas premissas o gerenciamento da qualidade de vida no trabalho e da cultura organizacional permeia as políticas da gestão de pessoas das instituições financeiras. O objetivo da pesquisa foi averiguar a partir da percepção dos funcionários, as ações, os desafios e expectativas do programa de qualidade de vida no trabalho tendo como referência o viés de QVT preventivo e contra-hegemônico. Como técnica para coleta de dados foram utilizados dados primários coletados a partir de entrevistas aberta realizadas na agência bancária com todos os 23 funcionários da ativa. Para análise de dados utilizou-se a abordagem de conteúdo objetivando inferir os conhecimentos a partir dos dados levantados. Em relação às ações e práticas do PQVT verificou-se que a grande maioria dos funcionários reconhece e participa das atividades propostas. Os resultados relatados acerca dos desafios e expectativas sobre o programa refletiram em linhas gerais o receio da não-efetividade e continuidade do programa, isso se deve possivelmente à avalanche de transformações ocorridas no setor bancário, que inegavelmente se configurou em novas de relações de trabalho. O PQVT tem apresentado resultados satisfatórios relacionados ao clima organizacional e à motivação e terá maiores chances de sucesso se houver o comprometimento de todos na evolução e continuidade das ações e diretrizes do programa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Collections
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Applied and Social Sciences (3537)
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