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dc.contributor.advisorOliveira, Branca Freitas dept_BR
dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Luiz Augusto Barretopt_BR
dc.date.accessioned2013-09-04T01:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77658pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a apresentar o estado da arte das dissertações realizadas nos cursos de mestrados em Design no Brasil, pois acredita-se que toda área do conhecimento, em um determinado momento, precisa realizar o levantamento das suas pesquisas, a fim de identificar seus pontos fortes e suas lacunas. Foi notado, que a pós-graduação brasileira teve um desenvolvimento tardio e que a área do Design é bastante jovem, sobretudo na pesquisa acadêmica. Em contrapartida, os esforços pela implantação de novos programas de pós-graduação, denotam que na última década houve uma espécie de recuperação para suprir as carências ocasionadas pelo atraso no ambiente acadêmico. A investigação partiu das dissertações realizadas nos cursos brasileiros em Design, no período de 2008 a 2011 e foram classificadas com base em taxonomias existentes (CROSS, 2007 e VAN DER LINDEN, 2009), nas áreas de concentração CAPES, nos tipos de conhecimento em Design e nas categorias do Design. Diante de tais classificações, verificou-se as principais características das dissertações, assim como as temáticas pesquisadas e a proporção dos assuntos por programa de pós-graduação. Foi possível, desta forma, obter o panorama das dissertações realizadas em Design no Brasil, esperando contribuir para o amadurecimento da pesquisa na área.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to present the state of the art lectures held in Masters courses in Design in Brazil, as it is believed that the whole area of knowledge in a given time, need to survey their research in order to identify their strengths and weaknesses. It was noted that the Brazilian graduate had a late development and that the field of design is quite young, especially in academic research. In contrast, efforts by the deployment of new graduate programs, show that in the last decade there has been a kind of recovery to meet the needs occasioned by delay in the academic environment. The investigation started from the dissertations carried out in Brazilian courses in Design, in the period from 2008 to 2011 and were classified based on existing taxonomies (CROSS, 2007, and VAN DER LINDEN, 2009), the areas of concentration CAPES, the types of knowledge in Design and the categories of Design. Given these ratings, we found the main characteristics of dissertations, as well as the research themes and the proportion of subjects for the graduate program. It was possible in this way to get an overview of Design essays carried out in Brazil, waiting contribute to the maturation of research in this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectState of the arten
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectGraduateen
dc.subjectDesign : Brasilpt_BR
dc.subjectPesquisa em designpt_BR
dc.titleO estado da arte da pesquisa em design no Brasil a partir das dissertações de mestrado na áreapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000894169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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