Particularidades do processo de desenvolvimento de produtos das pequenas empresas
Fecha
2013Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Otro título
Particularities of new product development in small enterprises
Materia
Resumo
As pequenas empresas vêm ganhando destaque no contexto econômico brasileiro dado o importante papel que desempenham. Dentre estas empresas, destacam-se as pequenas empresas de base tecnológica (PEBTs), as quais são caracterizadas por focalizar a estratégia competitiva na inovação, participar ativamente das mudanças tecnológicas e atuar como fornecedores em diferentes cadeias produtivas. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) representa o conjunto de atividades pela qual as informações ...
As pequenas empresas vêm ganhando destaque no contexto econômico brasileiro dado o importante papel que desempenham. Dentre estas empresas, destacam-se as pequenas empresas de base tecnológica (PEBTs), as quais são caracterizadas por focalizar a estratégia competitiva na inovação, participar ativamente das mudanças tecnológicas e atuar como fornecedores em diferentes cadeias produtivas. O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) representa o conjunto de atividades pela qual as informações sobre o mercado são transformadas em requisitos de produto. É um processo complexo e com um elevado grau de incertezas. Grande parte da literatura sobre o tema está relacionada com o contexto das grandes empresas, entretanto, uma série de particularidades torna a realidade das pequenas empresas bastante diferente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é explorar as particularidades do PDP das PEBTs. Foi conduzido um levantamento dos fatores críticos de sucesso de PEBTs através de uma pesquisa qualitativa. Na sequência, foi realizado um mapeamento de artigos publicados em periódicos internacionais, entre os anos de 2002 e 2011, sobre a velocidade do PDP. Por fim, foi efetuado um estudo quantitativo para identificar associações entre as melhores práticas de gestão e os problemas mais frequentes encontrado no PDP destas empresas. ...
Abstract
Small businesses are gaining prominence in the brazilian economic context given the important role they play. Among these firms, there are the small high technology companies, which are characterized by the competitive strategy focused on innovation, by the actively participation in technological changes and as suppliers in different production chains. The new product development (NPD) is a set of activities in which information about the market are transformed into product requirements. It is ...
Small businesses are gaining prominence in the brazilian economic context given the important role they play. Among these firms, there are the small high technology companies, which are characterized by the competitive strategy focused on innovation, by the actively participation in technological changes and as suppliers in different production chains. The new product development (NPD) is a set of activities in which information about the market are transformed into product requirements. It is a complex process with a high degree of uncertainty. Most part of the literature on the topic is related to the large companies context, however, a variety of particularities makes the reality of small firms quite different. Therefore, the aim of this work is to explore the particularities of the NPD small high technology firms. It was conducted a survey of critical success factors through qualitative research. Further, a research mapping the articles published in international journals, between the years of 2002 and 2011, about the speed of the NPD. Finally, a quantitative study was conducted to identify associations between best management practices and most common problems found in the NPD of these companies. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Colecciones
-
Ingeniería (7440)Ingeniería de Producción (1233)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License