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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luis Roberto Carpes dospt_BR
dc.date.accessioned2013-08-30T01:47:22Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77520pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos o governo federal, através de leis, proporcionou a migração de vários profissionais que atuavam na economia informal a buscarem o caminho da formalidade, se registrando como empreendedores individuais, tendo assim direito a previdência social e outros benefícios. Com as medidas tomadas pelo governo, em maio de 2011, já foram contabilizados mais de um milhão de novos empreendedores, confirmando que medidas burocráticas simplificadas e com uma carga tributária aceitável são um forte incentivo para busca da formalização da atividade, acirrando cada vez mais a busca para ser conhecido pelo mercado por estes novos empreendedores. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise da utilização do composto comunicacional pelos empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais, identificando as ferramentas que mais têm dado efeito para estes empreendedores atingirem seu público-alvo. Para a pesquisa a ser realizada será empregado o método de pesquisa exploratória qualitativa, através de entrevistas em profundidade, aplicada a um grupo de empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociais, para buscar conhecer quais as ferramentas, do composto comunicacional, mais utilizadas por eles para fazer a sua divulgação. Após a coleta dos dados, através das entrevistas, foi efetuada a análise do conteúdo. A partir das informações obtidas nas entrevistas, foi possível estabelecer categorias de análise, sendo elas: motivos para utilizar as ferramentas do composto comunicacional, ferramentas que não dão o retorno esperado, ferramentas que atingem o público, tipo de público atingido. A partir destas categorias, pôdese fazer uma análise significativa do material coletado. O trabalho pretendeu através dos resultados da pesquisa analisar as ferramentas mais indicadas para divulgação dos serviços destes profissionais, as ferramentas mais utilizadas e as novas possibilidades de utilização do composto comunicacional. O principal resultado deste trabalho foi o de que o uso conjunto de ferramentas como propaganda impressa, site, blog, redes sociais, e o evento realizado são algumas das citadas pelos entrevistados para divulgação dos serviços do empreendedor individual, que atingem o público. O resultado desse trabalho espera servir de subsídio para quem está no mercado e para quem vai ingressar nele.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleComposto comunicacional para empreendedores individuais do setor de organização de eventos sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEsteves, Priscila Silvapt_BR
dc.identifier.nrb000895882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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