Implantação de remuneração por resultados como fator de motivação nas agências do Banco Confiança
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tratou da relação entre remuneração variável por resultados e motivação dos funcionários do Banco Confiança. Foi realizado estudo de caso, de natureza quantitativa, com amostra composta por funcionários da instituição que atuam nas agências da rede varejo, com foco naquelas classificadas como “nível 1”, da cidade de Porto Alegre (RS). Os funcionários responderam questionários estruturados, com perguntas fechadas, cujo foco era motivação, envolvendo aspectos relacionados à su ...
O presente trabalho tratou da relação entre remuneração variável por resultados e motivação dos funcionários do Banco Confiança. Foi realizado estudo de caso, de natureza quantitativa, com amostra composta por funcionários da instituição que atuam nas agências da rede varejo, com foco naquelas classificadas como “nível 1”, da cidade de Porto Alegre (RS). Os funcionários responderam questionários estruturados, com perguntas fechadas, cujo foco era motivação, envolvendo aspectos relacionados à sua realidade atual e questões referentes à possível implantação da remuneração variável na Instituição. O objetivo principal desse estudo foi verificar o quanto a implantação de um programa de remuneração por resultados influenciaria no grau motivacional dos colaboradores. Como referencial teórico, foram utilizados materiais de publicação atual que tratam de assuntos pertinentes às questões de nível motivacional, sobretudo a Teoria da Expectativa, formulada pelo psicólogo americano Victor Vroom e outras referentes à remuneração estratégica e variável. Quando da análise dos dados, chegou-se à conclusão que atualmente faltam aos funcionários a atribuição de valências maiores referentes às recompensas utilizadas pela empresa e que isso afeta negativamente seu nível motivacional, bem como que um programa de remuneração por resultados, embora pudesse trazer alguns aspectos negativos, tornaria essa relação de valor, que leva em consideração as recompensas provenientes do trabalho, mais forte. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License